Simulados serão realizados nos polos Itaipuaçu, Inoã e Centro, das 18h às 21h30 - Foto: Fernando Silva

O Projeto “Pré-Enem Popular 2017”, parceria das secretarias Geral e de Governo, Educação e Cultura, realizou no último sábado (07/10), nas escolas municipais João Monteiro (Itaipuaçu), Aniceto Elias (Inoã), CAIC Elomir Silva (São José de Imbassaí) e no Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel (Centro), um simulado preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com 90 questões a prova foi aplicada de acordo com os novos critérios do exame.

Segundo a coordenadora executiva do Pré-Enem Popular 2017, Vitoria Marins, o objetivo do simulado é preparar os alunos que participam do projeto da Prefeitura para o Enem, que de acordo com o calendário do Ministério da Educação (MEC), acontece nos dias 5/11 e 12/11 de novembro em todo país. “O simulado é tecnicamente igual ao Enem, sendo mais um grande complemento para o conhecimento dos alunos e um reforço do ensino de forma intensiva”, afirmou Vitória. “Queremos com essa prova ajudar os alunos a identificar as suas dificuldades e superar essas dificuldades antes do Enem”, explicou. “Além disso, a prova de hoje permite ainda uma preparação psicológica e que pode fazer toda diferença”, frisou a coordenadora.

Carol Souza, coordenadora do polo de Itaipuaçu e responsável por aplicar o simulado na escola municipal João Monteiro, afirmou que o projeto se tornou uma grande família e que não tem dúvidas sobre o bom desempenho dos alunos no Exame Nacional. “O simulado que preparamos segue todas as regras do Enem, não só no formato da prova, mas no uso dos materiais como lápis, borracha, canetas transparentes, o não uso de celulares, bolsas, tudo pensado para criar o mesmo clima que eles viverão no dia da prova”, explicou Carol. “A prova de hoje possui questões de biologia e exatas, no simulado anterior, por exemplo, tivemos redação, todos os conteúdos dentro do padrão exigido pelo Enem”, ressaltou.

De acordo com Israel Ribeiro, de 19 anos, morador de Itaipuaçu, e que já terminou o ensino médio, a expectativa para a prova do Enem é grande e o simulado o deixa mais seguro para fazer o exame. “Sinto como se esse já fosse a prova do Enem”, afirmou Israel. “É a primeira vez que eu participo do Enem, mas estou me sentindo bem preparado e muito confiante”, completou. Pretendo fazer Veterinária e espero que dê tudo certo”, revelou o jovem.

Simone Thomas, de 50 anos, contou que essa é a segunda vez que participa do Pré-Enem Popular, que está muito satisfeita com a qualidade dos conteúdos aplicados e com a organização dos responsáveis pelo projeto. “Terminei meu segundo grau em 1986 e embora eu tenha feito outros cursos, voltar a ter contato com química, matemática entre outras matérias vai me deixar muito mais preparada para o Enem deste ano”, disse Simone. “A coordenação e todos os professores estão de parabéns”, completou. “Eu quero tentar Ciências Politicas e estou confiante de que vou conseguir”, afirmou.

O projeto “Pré-Enem Popular 2017” atende atualmente 354 alunos e é voltado exclusivamente para a população de Maricá. Os alunos que não puderam participar do simulado do último sábado terão uma segunda chance nesta segunda-feira (09/10), para realizar a prova. Na próxima semana, os professores do Pré-Enem irão corrigir as questões juntamente com os alunos para tirar todas as dúvidas, sendo que as aulas do projeto seguem até o dia 11, véspera da segunda prova do Enem.