Valorizar a história dos negros no Brasil no ensino escolar - Foto: Elsson Campos

Integrantes dos movimentos sociais que lutam pela Igualdade Racial se reuniram com agentes da Prefeitura de Maricá nesta quinta-feira (05/10) para discutir a inclusão do ensino da história dos negros dentro da história do Brasil nas escolas do município. O encontro aconteceu no CIEP Maria do Amparo Rangel, no Centro, com a participação de professores e orientadores pedagógicos e educacionais das redes municipal e estadual.

A reunião é parte do projeto do 1º Concurso de Redação e Desenho da rede pública que tem como tema ‘Histórias e Memórias das Mulheres Negras na Formação do Brasil’, com base na história da heroína negra Teresa de Benguela. O concurso foi lançado em julho, mês em que se comemorou o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha. Também foram apresentadas aos docentes referências bibliográficas e audiovisuais para embasar o trabalho junto aos alunos.

A organização do encontro foi das secretarias de Cultura, Educação e de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher junto das entidades como Movimento Negro Unificado (MNU), Movimento Afrodescendente pela Igualdade Racial (Movidade) e a União de Negros pela Igualdade (Unegro).

Na mesa diretora do evento estavam os secretários João Carlos de Lima, o Birigu (Participação Popular) e Adriana Costa (Educação), além da primeira dama Rosana Horta, que afirmou a necessidade de reafirmar a igualdade. “Perante Deus somos todos iguais e perante nosso governo também somos”, afirmou.

Para a Secretária de Educação, Adriana Costa, é preciso “dar sabor ao saber, pois assim o aluno aprende mais”. Já Birigu afirmou que é preciso incentivar cada vez mais a escrita nas escolas. “O povo precisa ler e escrever cada vez mais e isso tem de partir da escola. Colocar uma criança para escrever faz muita diferença, pois a prática só faz melhorar”, avaliou o secretário.

Foto: Elsson Campos