Alunos da Ação Interdisciplinar irão aprender como é feita uma horta comunitária ou em casa - Foto: Fernando Silva

Cerca de 20 alunos com idade entre seis e sete anos da E.M. São Bento da Lagoa participaram da colheita na horta comunitária do bairro que fica em Itaipuaçu. As crianças foram orientadas sobre como plantar e colher por agentes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. Foram colhidos alface e berinjela na horta onde antigamente era um terreno baldio que servia como despejo de lixo. Hoje, o local é cuidado por um morador do bairro.

Diretora adjunta da escola, Glaiciana Carvalho, 41 anos, falou do conhecimento adquirido pelos alunos. “É uma oportunidade de eles lidarem com a terra e ver de onde vêm os alimentos”, explicou.

Para o Secretário Júlio Carolino a importância de educar as crianças quanto a plantar e se alimentar é essencial. “Se você traz a criança e ela vê onde é produzido e a forma como isso é feito, ajudando a plantar e a colher, é um estímulo para ensiná-la a comer, acabando com aquela habitual disputa dos pais e professores para fazer com que as crianças comam esses alimentos, mesmo estando numa época de fast food, alimentos congelados e miojo. Temos que voltar a esse tipo de alimentação saudável e sem agrotóxicos”, declarou.

Aos oito anos, Caio da Paixão estava muito animado por ter participado da colheita. “Eu achei muito bonito. Coloquei a mão na terra e peguei alface, berinjela, que eu gosto de comer”. A amiga Natália da Silva, 7 anos, também fez sua primeira colheita. “O tio me ensinou e eu tirei da terra o alface. Minha mãe sempre compra para mim, eu como, gosto, mas o gosto que tem eu esqueci. Achei tudo legal aqui”, contou.

Cada criança levou para casa uma quantidade simbólica de ovos das galinhas criadas no local, além de alface e berinjela. “O motivo é oferecer a essas crianças o acesso à cultura de uma produção e a oportunidade de escolher comer alimentos saudáveis”, concluiu Júlio Carolino.

Caio da Paixão levou alfaces pra casa – Foto: Fernando Silva
Natália da Silva, 7 anos, fez sua primeira colheita – Foto: Fernando Silva