Distribuição de mudas aconteceu em Itaipuaçu - Foto: Fernando Silva

O projeto “Maricá + Verde”, da Secretaria de Cidade Sustentável, iniciou o novo calendário de distribuição de mudas nesta quinta-feira (05/10) na Praça Professor Nelson Pavie, no Barroco, em Itaipuaçu. Foram doadas 100 mudas nativas da mata atlântica. Entre elas: Quaresmeira (Tibouchina Granulosa), Urucum (Bixa Orellana), Jacarandá (Jacaranda Mimosifolia), Ipê Amarelo (Tabebuia Alba), Ipê Rosa (Handroanthus Heptaphyllus), Açaí (Euterpe Oleracea), Goiaba (Psidium Guajava), Cedro Rosa (Cedrela Fissilis) e Jenipapo (Genipa Americana).

“À cada quinta-feira, o projeto estará num bairro diferente. Em Itaipuaçu, as edições acontecem no Barroco, na Rua 70 e em Itaocaia. Hoje, voltamos aqui, porque iniciamos um novo calendário e em dezembro voltaremos à Itaocaia Valley porque queremos conscientizar as pessoas sobre a importância do plantio de mudas”, explicou a coordenadora do projeto, Pamela Leal, que completa: “Algodão da praia (Hibiscus tiliaceus) é mais específica para essa região porque aguenta calor e areia”, explica.

Moradora de São Bento da Lagoa, Ramatis Magalhães, 60 anos, levou para casa quatro mudas. “Estou levando quaresmeira, cedro rosa, jenipapo e algodão da praia para plantar num terreno baldio do lado da minha casa e no terreno onde eu moro porque são bem grandes e eu amo planta. Acho que é necessário despoluir o ar”, esclareceu.

Aos 57 anos, Rosane de Oliveira Ferreira, moradora de Magé, mas que passa um bom tempo na casa de veraneio em Inoã também afirma que ama a natureza. “Acredito que é por causa dessas podas de árvores que está acontecendo essa falta de água. Além disso, sinto o ar daqui diferente, porque tem muitas árvores. Já notei que quando eu estou gripada e venho pra cá até minha respiração melhora porque aqui é um ar natural. A natureza é tudo na vida, sem ela nós não temos árvores e morremos. As pessoas não tem conhecimento do que é a árvore. Eu tenho e planto mesmo”, disse levando suas mudas de jenipapo e quaresmeira.

Ramatis Magalhães levou para casa quatro mudas – Foto: Fernando Silva
Rosane de Oliveira acredita que com mais árvores o ar melhora – Foto: Fernando Silva

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here