Após solicitações da Prefeitura de Maricá, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) iniciou a retirada de pedras do canal de Ponta Negra. A medida melhora o tráfego de pequenas embarcações dos pescadores artesanais da região. Os reiterados pedidos ao órgão foram feitos pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. A liberação para realizar o serviço é de responsabilidade do INEA.

De acordo com o secretário Júlio Carolino a primeira solicitação ocorreu há cinco meses. “No dia 16 de maio encaminhamos ao INEA uma solicitação pedindo autorização para a retirada das pedras. No dia 17/08 enviamos um novo ofício, todos sem resposta. Agora vieram e iniciaram a retirada. Essa obra veio para beneficiar o pescador e a prefeitura tomou providências desde que foi procurada pelos pescadores”, ressaltou.

Pescador desde os oito anos, Osvaldino Costa (61 anos) afirma que as pedras provocam estragos nos barcos. “O que estão fazendo é em benefício ao pescador, que estava necessitado. Quando a maré baixa só aparecem pedras. Então o barco vem batendo e quebra o fundo, a hélice e a rabeta do motor”, conta.

Já o pescador Gustavo Cardoso Alves (43 anos), ressalta que a intervenção também está ligada à segurança dos profissionais. “Quando pulamos naquela grande quantidade de pedras nós corremos o risco de quebrar uma perna, um pé”, disse.