Empresários fizeram sugestões durante a reunião - Foto: Katito Carvalho

O novo mapa viário do Centro foi apresentado aos comerciantes de Maricá nesta terça-feira (26/09), na sede do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), pelo engenheiro de trânsito Victor Guimarães. As alterações visam dar fluidez, segurança e acessibilidade a todos. O projeto está previsto para ser iniciado nos próximos meses.

As mudanças incluem a alteração da mão de algumas ruas que voltam a ser dupla ou têm seus sentidos invertidos; adequação de curvas; mudança nos pontos de ônibus; mudança nos estacionamentos que deixam a ser de 90 e passam a ser realizados em 45º; retirada de postes; criação de travessias elevadas e de estacionamentos rotativos num tempo permitido de até 30 minutos nas principais vias e a colocação de vagas prioritárias (idosos, gestantes, deficientes) na frente de todos os prédios públicos da cidade.

Mas o que afeta ao comércio diretamente diz respeito à diminuição de algumas calçadas, a proibição das pessoas estacionarem perto das lojas e a determinação de horário para carga e descarga, feita sem critério até o presente momento, que passa a ser de segunda à sexta entre 19h e 7h e sábados após 13h.

“As pessoas querem fazer como antigamente, parando na frente do mercado e da padaria, por exemplo, sem levar em consideração o crescimento da cidade, que deve ser vista com outros olhos”, afirma Victor.

Presidente da  Associação Comercial de Maricá (Acm), Jorge Luiz Braga aprovou a iniciativa do governo em realizar a apresentação, mas pediu que as críticas levantadas pelos comerciantes sejam levadas em consideração. “Fizemos várias sugestões e esperamos que elas sejam realmente avaliadas, para satisfazer a todos”.

Segundo o engenheiro de trânsito, Maricá segue um padrão estabelecido nas grandes cidades. “A operação de Carga e descarga vai ser regulamentada como funciona em Niterói e no Rio, a entrada principal da cidade não recebe caminhão das 7h às19h. Se quiser descarregar, o caminhão vai ter que entrar pela primeira entrada ou pelo Flamengo. Para quem entra pelo Flamengo, por exemplo, os pontos de descarga são atrás da Rodoviária: em carros menores ou fracionada em carrinhos pneumáticos (comporta 15 caminhões) e próximo à delegacia. Estou estudando, ainda, outra possibilidade pela Praça da Bandeira”, adiantou.

Após esse horário, o critério muda: “A partir das 19h, algumas dessas vagas rotativas do Centro passam a servir para o serviço. Nas próprias placas já têm essa informação. É o caso, por exemplo, das que ficam na rua dos bancos, porque não tem um volume tão grande”, destacou Victor, completando: “O mercado que tenha estacionamento pode receber carga e descarga durante o dia. Pode ficar difícil para os comerciantes, mas a prioridade é o serviço público e o ir e vir das pessoas”, finalizou.