Imagem do Cinema Henfil
Encontro de matrizes africanas acontece sábado, às 9h, no Cinema Henfil - Foto: Clarildo Menezes

O CineHenfil, no Centro, será palco do “Setembro Lilás – Conscientização do Alzheimer”, a partir das 14h. Organizado pelas Secretarias de Políticas para a Terceira Idade e de Cultura de Maricá em parceria com a Secretaria de Cultura de Guapimirim, o evento vai contar com palestra, dança cigana, teatro e música. O objetivo é promover o diálogo sobre a importância do diagnóstico primário e preventivo. Dia 21 de setembro é considerado o Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer.

O Mal de Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade da pessoa. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquece que acabou de realizar uma refeição.

Com a evolução do quadro, a doença causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas. Estima-se que a cada ano no Brasil, 100 mil pessoas são acometidas da doença, uma a cada cinco minutos.

O Cinema Público Henfil está situado na Rua Domício da Gama, 291 (esquina com Rua Alferes Gomes), Centro, Maricá.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here