Foi discutido o papel de cada um no desenvolvimento da cultura da cooperação - Foto: Jorge André Batista

Foi realizado nesta terça-feira (26/09) no CAIC Elomir Silva, em São José de Imbassaí, o último encontro deste ano com os profissionais da rede municipal de Educação que passam por uma capacitação através do projeto Cooperjovem. De maio até agora duas turmas de professores foram organizadas e ao todo 57 profissionais participaram de um processo formativo que já teve seis encontros para reflexão sobre princípios e valores do cooperativismo. Tais reuniões discutiram mudanças de cultura, de comportamento e do papel de cada um no desenvolvimento da cultura da cooperação para o desenvolvimento comunitário.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/RJ) e seu Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ). O secretário de Economia Solidária, André Braga, que intermediou a parceria entre a Secretaria de Educação e a OCB-RJ/Sescoop-RJ, esteve no encontro e falou da importância do cooperativismo como cultura para o desenvolvimento da economia da cidade.

Segundo ele, pensar de forma solidária na economia e na sociedade, é a única saída para um mundo cada vez mais refém de uma economia de acumulação capitalista predatória. “Se não mudarmos desde já este pensamento econômico egoísta dominante que não considera o ser humano e nem preserva o meio ambiente, iremos viver em breve, em um mundo com poucas oportunidades de sobrevivência. Também porque milhões de postos de trabalho já estão sendo fechados por causa da quarta revolução industrial que está em curso: robotização, automação e informatização”, explicou.

Segundo Iran Nascimento Pitthan, do Instituto Sicoob, que realiza o treinamento, nos próximos dois anos acontecerá mais dois encontros como atividades continuadas. Ainda segundo o doutor em estudo da linguagem pela UFF, esta foi a terceira etapa do curso que serviu para finalizar os trabalhos e identificar as dificuldades. “Todos nós entendemos que devemos começar pela base, que as crianças devem deixar de lado o individualismo e partir para uma ideia de cooperação, por que não há outra forma de dar sequencia que não seja de forma mais solidária, cooperativista”, ressaltou. Ainda segundo o instrutor, “cooperação traduz humanização. E sabemos que o mundo hoje está muito frio em relação a necessidade de cada cidadão”, acrescentou.

O Cooperjovem trata de uma pedagogia da cooperação onde os professores passam a tratar de forma mais humanizada seus alunos ajudando-os a desenvolver o mesmo pensamento com colegas e seus familiares. A partir do momento que o professor consegue passar isso para os alunos eles viram multiplicadores na própria família, que percebem que a criança deixa o individualismo de lado e começa a agir de forma mais cooperativa, consequentemente mais humanizada. “O projeto Cooperjovem é uma educação voltada para a cooperação”, finalizou.

Professor de geografia na Escola Municipal Alfredo Nicolau, no bairro Marquês, Vanderlei da Silva Ferreira, pontuou que já no primeiro dia do encontro outros profissionais da área ficaram muito interessados em saber como foi a aula. “Eu fiquei encantado pela metodologia aplicada. O que mais o curso pregou foi uma filosofia cooperativista que me levou a uma reflexão muito grande da minha pratica dentro de sala de aula”, ressaltou. Ele acrescentou que já tinha uma forma boa de lidar com os alunos, mas com o curso melhorou ainda mais sua pratica em aula. “A ideia é estimular dentro de sala de aula a cooperação, onde um aluno aprende com o outro, trocando aprendizado”, comentou.

A professora Monique Cardoso, da Escola Amanda Peña, em Bananal afirmou que a capacitação foi bem proveitosa e que através do curso aprendeu a desenvolver algumas atividades que ainda utilizava. “Estou aprimorando a minha técnica, minha pratica de aula. Por exemplo, eu antigamente, na verdade sempre valorizei muito essa socialização em sala de aula”, ressaltou.

Experiência será trocada com alunos em sala de aula – Foto: Jorge André Batista