Apenas metade dos alunos matriculados no Pré-Enem Popular 2017 participaram da primeira fase do simulado que aconteceu no último sábado (23/09), no CEM Joana Benedicta Rangel (Centro), no CAIC Elomir Silva (São José do Imbassaí), na E.M. Vereador Aniceto Elias (Inoã) e na E.M. João Monteiro (Itaipuaçu) com questões sobre ciências humanas, linguagens e redação.

O exame, oferecido pela Prefeitura através de um trabalho conjunto das secretarias Geral e de Governo, Educação e Cultura, para 500 alunos da cidade, teve como objetivo um levantamento das principais dificuldades para a intensificação do trabalho nas áreas, evitando o erro no dia oficial da prova.

Coordenador geral do curso, William Campos falou sobre a importância desse teste. “O mais importante não é a prova, mas a coragem desses alunos em serem testados. Com o simulado, eles têm a experiência de horário, de sentir como estão seus corpos, suas cabeças. Então, os erros cometidos hoje, certamente não serão repetidos. Nós queremos que os alunos saibam o porquê e onde erraram”, explicou o coordenador.

Entre os alunos que entenderam isso está Samara Candido, 18 anos, que realizou a prova no CEM Joana Benedicta Rangel.  “O simulado é para testar como eu estou indo na matéria, saber onde estou errando e devo me dedicar mais, com base no que estamos estudando em sala e nos conhecimentos gerais”, declarou.

Aos 47 anos, Adriana Rocha concordou com ela. “Essa é a primeira vez que vou fazer as provas do Enem e acho que, apesar de fazer as provas pela internet, o simulado é a melhor maneira que temos para nos preparar, por causa dos pré-requisitos de estar em sala de aula com aquele nervosismo, estresse e a expectativa do tempo contando”, concluiu.

Atualmente como coordenadora executiva do projeto, a ex-aluna Victória Marins (20 anos) explicou a importância de aproveitar a oportunidade oferecida pelo governo para se capacitar e por poder participar da mudança na vida dos moradores de sua cidade.  “A educação é o único meio que nós temos para mudar a vida das pessoas de fato. Por isso, não é uma atitude muito comum dos governos, porque quando nós damos educação para o povo, o pobre, estamos dando direitos e poder a essas pessoas. Esse projeto foi muito importante para mim, por ser de família humilde também. Então, hoje fazer disso, é construir o futuro da população da minha cidade”, disse satisfeita.

“A partir de terça-feira, em todos os bairros, essas provas serão corrigidas para aumentar a musculatura e força dos alunos para a prova”, anunciou William Campos. A segunda fase do simulado com questões de matemática e sobre ciências da natureza acontece no próximo dia 07/10.

As provas do Enem 2017 serão aplicadas em dois domingos seguidos: 05 e 12 de novembro.

Provas do Enem acontecem em novembro – Foto: Clarildo Menezes