Agentes da habitação e comunidade participam da reforma da associação de moradores em São José - Foto: Clarildo Menezes

A Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos realizou, no último sábado (23/09), várias atividades com o objetivo de colocar em prática o conteúdo ensinado aos alunos do curso de “Ação Interdisciplinar Habitação Cidade e Cidadania”, marcando assim o último dia de aula e a constituição do novo programa da pasta, o “Rede Reforma Solidária”.

Na parte da manhã, um mutirão foi realizado na antiga sede da associação de moradores no Mutirão (São José do Imbassaí) para a reforma do local, desativado há muitos anos. Assim, a população volta a ter um ambiente de reuniões, eventos e confraternizações. A atividade contou com a participação de alunos dos cursos de qualificação oferecidos através da contratação do Serviço Nacional da Indústria (Senai), além de representantes da Secretaria de Trabalho e moradores da comunidade.

“O objetivo do projeto é a reforma solidária, a participação mesmo das pessoas onde cada um está doando um pouco do seu tempo para ajudar o próximo”, afirmou a subsecretária de Trabalho, Arilda Rocha. Secretária de Habitação, Rita Rocha falou sobre a união da sociedade civil e  empresários para que o trabalho fosse concluído. “Aqui é uma comunidade onde nós já trabalhamos a questão fundiária e urbanística por ser uma área de terras da Prefeitura que foi ocupada pela população de baixa renda ao longo dos anos”, descreveu. “Estamos com muita dificuldade por conta de promessas antigas não cumpridas quanto à questão da titularidade. Essa resistência vamos vencer assim, vindo para a área e realizando ações como essa de revitalização do centro comunitário”, explicou, lembrando que o material utilizado foi doado por comerciantes da área.

Morador de Itaipuaçu, o aluno do curso de drywall Fernando Gervásio (46 anos) falou que a ajuda ao próximo deve ser exercida sempre, independente de ações sociais. Morador da localidade há apenas um ano, o motorista Francisco Chagas (45 anos) era um dos poucos que aderiu à ação e concordou com Fernando sobre a importância em colaborar. “Não custa nada a gente ajudar um pouquinho. Se cada um fizesse a sua parte, muita coisa progredia”, concluiu.

De lá, o grupo se encaminhou para a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, para a colheita de verduras plantadas por eles mesmos (couve, alho poró, repolhos roxo e verde), há cerca de um mês, numa mandala em formato de horta sob orientação do agrônomo Cláudio Mattos.

Mariana Andrade (32 anos), moradora do Flamengo, começou a fazer o curso para ganhar mais conhecimento sobre a cidade e participar da troca de informações. “A prática é fundamental. Essas ações que estão sendo feitas na cidade são trabalhos muito importantes e que muita gente da população não tem acesso e sequer imagina que aconteçam. É bom que saibamos disso como alunos e possamos ajudar a divulgar”, ponderou.

Tarefa concluída, o secretário anfitrião, Júlio Carolino  presenteou o grupo com um almoço dançante, com direito a xerelete frito, pirão, salada de alface hidropônica, doces de abóbora e mamão verde de sobremesa. Todos os produtos oriundos de agricultores locais.

“Realizamos essa união, pois queremos a sustentabilidade alimentar de cada habitação. Podemos colaborar com nossos jardins comestíveis, levando a ideia para toda a cidade. E a Secretaria de Habitação com esse trabalho corrobora com isso. Como quem planta colhe, hoje eles vêm colher o que plantaram há cerca de um mês”, contou.

O grupo depois se dirigiu ao Hospital Che Guevara (São José do Imbassaí) para uma aula visita sobre projetos sustentáveis, para os alunos entenderem a importância da administração pública incorporar conceitos de economia de água e energia, reciclagem e reutilização de produtos. Os certificados de conclusão do curso serão entregues na próxima quarta-feira, 27/09, no Cinema Henfil.

Moradores realizam colheita de verduras plantadas por eles mesmos. Foto: Clarildo Menezes
Aula visita realizada no Hospital Che Guevara para estudantes do SENAI . Foto: Clarildo Menezes