Espetáculo teatral sobre trânsito lotou a tenda montada na Praça Orlando de Barros Pimentel - Foto: Clarildo Menezes

Diversas atividades com o objetivo de educar sobre o comportamento no trânsito foram apresentadas nesta quinta-feira (21/09), na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro). As iniciativas fazem parte da Semana Nacional do Trânsito, organizada pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito. Durante o dia, passaram pela instalação montada na praça alunos de escolas municipais (Especial Rynalda Rodrigues da Silva, CEIM Nelson Mandela e Vereador Levy Carlos Ribeiro) e as escolas particulares, como Milton Muniz, de outras instituições e muitos moradores. Atendidos pelo CAPS e pelo NAIR, vinculados à Secretaria de Assistência Social, também participaram.

Além da apresentação do espetáculo “Se essa rua fosse minha” – através da Secretaria de Cultura – os alunos assistiram a números de mágica, participaram de uma atividade esportiva com bolinhas nas cores do semáforo e foram orientados por guardas municipais sobre regras e normas de trânsito como parar, estacionar e realizar a ultrapassagem numa réplica de pista. Também receberam desenhos para pintar do personagem Simarito, material educativo e lanches (suco de caixinha e pipoca). O personagem símbolo da campanha Basta de Acidentes também estava no local, interagindo com todos.

Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito, Raquel Lima, esta fase da campanha está direcionada para as crianças, porque são elas que corrigem os erros dos pais, a partir do ensinamento que recebem. “O futuro está nas crianças, então temos que trabalhá-las, porque elas não têm vícios e já saem daqui com a informação certa para cobrar dos pais, como a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança, que só podem andar de moto a partir dos 7 anos e  no banco de trás do carro”, explicou.

“Se você tem uma forma de interferir seja com o teatro ou a contação de histórias, informativos e folhetos para mostrar para a população de que maneira ela deve lidar com este obstáculo que é o trânsito, facilita e muito. Saber onde atravessar, as sinalizações, a ter atenção. Qualquer processo de forma lúdica faz com que tanto as crianças como toda a sociedade assimile com mais facilidade”, completou a secretária de Cultura, Andréa Cunha.

Professora do pré-2 da E.M. Vereador Levy Carlos Ribeiro, Monalisa Vieira estava na plateia acompanhando nove de seus alunos, crianças com idades entre 2 e 5 anos. “É muito importante eles participarem de uma ação como esta porque estão aprendendo na prática cada fato do dia a dia. E o que eles estão aprendendo, com certeza, vão passando para os colegas que não vieram e para os parentes”, disse.

Raquel Lima anunciou novidades na continuidade da campanha. “Estamos aproveitando a Semana Nacional do Trânsito para lançar o nosso adesivo ‘Eu apoio’ para que as crianças já saiam daqui com os adesivos e peçam aos seus pais que colem nos carros, multiplicando assim a nossa campanha que teve início em 25/05, mas não tem data para terminar. Simarito continua atuando sempre nas ruas e nas escolas. É ele que leva toda essa informação de maneira informal para as crianças”, concluiu.