Alunos foram orientados sobre as leis do trânsito, como atravessar na faixa de pedestres - Foto: Katito Carvalho

As ações que marcam a Semana Nacional do Trânsito em Maricá estão chegando também a escolas da rede privada do município. A equipe do Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal visitou nesta quarta-feira (20/09) o Centro Educacional Excelência, que fica em Inoã, onde turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental assistiram a palestras e participaram de uma simulação de situações reais nas ruas. Um pequeno cruzamento foi montado com direito a semáforo e placas de sinalização, onde os ‘carros’ eram os próprios alunos.

Os agentes de trânsito mostraram aos estudantes os procedimentos para prevenir acidentes e como respeitar as leis de trânsito, além de ensinar como os pedestres devem se comportar quando estão interagindo com os carros. Entre os meninos e meninas, foi um dia de descobertas. “Aprendi muita coisa sobre sinalização que eu não sabia, gostei”, contou Claudia Manuela Silva, de 11 anos, aluna do 5º ano. Seu colega de turma, Antonio Paulo Machado, de 10 anos, também disse que aprendeu bastante. “Não conhecia aquela placa de ‘dê a preferência’, foi bom saber. Sempre viajo de carro com a família e agora vou ficar mais ligado ainda”, garantiu ele, enquanto o amigo Artur Martins de Jesus reforçou que vai levar as lições para casa. “Vou cobrar do meu pai para andar direito”, afirmou o menino, que tem 11 anos.

De acordo com a diretora Marlucia de Souza Melo, a escola já tem a Educação no Trânsito em seu projeto pedagógico, mas a presença dos guardas municipais faz os alunos assimilarem melhor por trabalhar com eles de forma lúdica. “O carro é algo que faz parte da vida deles quase desde que nascem e quando começam a brincar, por isso é importante saber lidar com as diferentes situações também desde cedo. Esse projeto ajuda muito nisso”, avaliou a diretora.

Para o coordenador operacional do grupamento, Janderson Martins, as ações visam formar uma nova consciência nos futuros condutores de veículos. “É uma semente que estamos plantando através dessas crianças, que serão multiplicadoras do que aprendem aqui”, disse ele, acrescentando que haverá novas ações em escolas das redes pública e privada mesmo após o término da Semana do Trânsito.