Campanha acontece até dia 22/09 para atualização vacional de crianças e adolescentes - Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura realizou no último sábado (16/09), o “Dia D de multivacinação”, para menores de 15 anos, em todas as unidades municipais de saúde. A data faz parte da campanha nacional de vacinação, iniciada no último dia 11/09 e que só termina no dia 22/09, e tem como objetivo a atualização da caderneta de crianças e adolescentes. O atendimento foi feito das 8h às 17h e segundo informações da Secretaria de Saúde transcorreu sem grandes filas e dentro da total normalidade.

De acordo com a enfermeira Lívia Baptista, funcionaria do Posto de Saúde Central, no Centro, a unidade conta com todas as vacinas pertencentes ao calendário no seu estoque e o dia de D já pode ser considerado como um dia bastante produtivo. “A procura por vacinação foi grande, principalmente se compararmos com a última campanha”, constatou Lívia. “Só no período da manhã tivemos mais de 90 pessoas vacinadas aqui, sendo a maioria crianças, mas também tivemos adultos recebendo vacinação”, completou. “O nosso trabalho é avaliar a carteirinha de vacinação e identificar as pendências. Se identificarmos alguma atrasada nós aplicamos essa vacina e caso tenha um número grande de vacinas atrasadas, para o mesmo paciente, nós dividimos e agendamos uma nova data, pois não podem ser aplicadas todas de uma única vez”, explicou a enfermeira.

Entre algumas das vacinas disponíveis nas unidades municipais estão: Pentavalente, Hepatite B, Rotavírus, Polio oral, Polio intra muscular, Hepatite A, Varicela, Meningite C, Pneumo 10, DTP, DT, DTPA (gestante), Febre Amarela e HPV. A secretária de Saúde, Simone Costa, orienta que pais e responsáveis levem aos postos a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ou algum outro comprovante vacinal para que esses documentos sejam devidamente avaliados pelas equipes de saúde e eventuais doses que não tenham sido feitas na época indicada sejam aplicadas.

A dona de casa Débora Fernandes, moradora de Araçatiba e mãe da pequena Isis Fernandes de 10 anos, contou que soube da campanha pela televisão “Hoje aqui está bem tranquilo e sem filas e isso é muito bom”, afirmou Débora. “Minha filha vai tomar a HPV e o restante da carteirinha está em dia”, contou. “Eu fiquei sabendo da campanha através da televisão, por isso sugiro mais divulgação dessas campanhas nas ruas de Maricá, pois sempre que tiver campanhas eu estarei aqui”, disse. Márcia Verônica, mãe de Laura Costa, de um ano e seis meses e moradora de São José do Imbassaí, ficou muito feliz ao constatar que a vacinação de Laura está em dia. “Fiquei sabendo da campanha de vacinação pelo site da Prefeitura”, contou. “As enfermeiras verificaram a carteirinha dela e viram que está tudo ok. Mas é sempre bom ter certeza. Vacinação é coisa séria”, frisou Márcia.

Ainda dá tempo de participar da campanha nacional de vacinação. Pais e responsáveis devem levar os seus filhos à Unidade de Saúde mais próxima da residência com a caderneta de vacinação. Em Maricá participam da vacinação as unidades de Saúde da Família do Bairro da Amizade, Barra, Guaratiba, Marinelândia, Bambuí, Espraiado, Ubatiba, Retiro, Mumbuca, Ponta Grossa, São José 1, Santa Paula, Inoã 1, Chácara de Inoã, Santa Rita, Jardim Atlântico e Recanto, além dos postos de saúde Central, São José 2, Inoã, Ponta Negra e Itaipuaçu. A campanha é voltada para menores de 15 anos, mas adultos e idosos que precisem de alguma vacina devem aproveitar o momento para se imunizar também, lembrando que para a vacina de febre amarela o idoso deve apresentar a declaração do médico autorizando a aplicação. As vacinas são administradas conforme a faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde.