Fabiano Horta, ao lado do secretário Filipe Bittencourt, participa do lançamento do projeto - Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, realizou no último sábado (16/09), no Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, no Flamengo, o lançamento do projeto “Esporte Presente”. O objetivo é oferecer uma variedade de práticas esportivas para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de forma gratuita, contribuindo assim, com a saúde e a qualidade de vida dos quase mil inscritos no programa. Na ocasião, o prefeito, Fabiano Horta aproveitou para anunciar que além da quadra e da piscina que já estão sendo remodeladas, o próprio aparelho público será inteiramente revitalizado e a área externa do complexo ganhará duas academias e uma pista de atletismo.

“Hoje não estamos reinaugurando este espaço. Hoje estamos iniciando um projeto que tem como objetivo atender com atividades esportivas das 6h da manhã até a meia-noite a comunidade do Flamengo e a cidade como um todo”, afirmou o prefeito. “Temos quase mil inscritos no Esporte Presente e isso mostra a importância de investirmos no esporte, na atividade do encontro de pessoas a partir da prática esportiva, revitalizando os espaços da cidade”, analisou. “Quero aproveitar para anunciar aqui que em 35 dias vamos entregar para Maricá um conjunto revitalizado com uma quadra remodelada com banheiros; um parque aquático com atividades de hidroginástica e natação; uma a pista de atletismo no entorno; duas novas academias, sendo uma para crossfit e a outra direcionada para a melhor idade, ou seja, vamos reinaugurar em Maricá a Arena Brizola”, anunciou. “O município caminha na direção de se tornar uma cidade esportiva, inclusiva e com muita saúde”, concluiu Fabiano Horta.

O secretário de Esporte e Lazer Filipe Bittencourt ressaltou que a meta é levar as atividades esportivas para todo o município. “Esse é um projeto com núcleos de atividades esportivas que está começando aqui no complexo Leonel Brizola e também no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, mas nós vamos levar atividades físicas para toda a cidade”, afirmou o secretário. “Nós da Secretaria de Esportes estaremos sempre buscando incentivar a prática do esporte dando suporte e estrutura para que o povo maricaense possa e queira praticar o esporte”, garantiu. “Minha missão é dar continuidade a esse projeto e amplia-lo, criando outros núcleos e mais ações como caminhadas, caravanas do esporte nas comunidades e acrescentar mais modalidades esportivas ao projeto”, explicou. “Hoje vamos fazer a entrega das camisas do projeto para quem já está inscrito e a partir desta semana as aulas já começam aqui com futsal, handebol, ginastica rítmica e capoeira”, anunciou. “Uma cidade na qual as pessoas praticam esporte é uma cidade com qualidade de vida”, frisou o secretário.

Durante o evento foi apresentada uma grande roda de capoeira, com alunos de todas as idades e também um aulão de ginástica com participação da maioria dos presentes, incluindo a primeira dama e madrinha do projeto, Rosana Horta, que garantiu para os participantes a inclusão da zumba como mais uma das diversas atividades esportivas disponíveis no Esporte Presente. “É muito gratificante começar o dia assim, começar o dia com esporte, começar o dia com dança”, falou Rosana Horta. “Acredito que a comunidade deve estar muito feliz assim como eu estou em ver este lugar com essa garotada sabendo que todos vão estar aqui se exercitando, praticando uma atividade física. E, vamos colocar zumba aqui, porque sei que as pessoas gostam, zumba emagrece. Aproveitem demais essa oportunidade”, pediu Rosana Horta.

“A capoeira vem para tirar as crianças da ociosidade, ela está inserida na coordenação motora deles, no desenvolvimento motor”, explicou o professor de capoeira da secretaria de Esporte, Alex Bittencourt, responsável pela a apresentação feita na quadra e que já desenvolve esse mesmo trabalho no CEU. “Fizemos aqui hoje uma pequena demonstração do trabalho que já é realizado pela secretaria. Nosso mais novo aluno tem 3 anos e o mais velho tem 43”, contou. “Como profissional do esporte fico muito feliz em fazer parte dessa realidade que nós já sonhávamos há muito tempo”, afirmou Alex se referindo ao lançamento do projeto.

Meiriele Alves, de 39 anos, moradora de Itapeba, contou porque se inscreveu no Esporte Presente. “Achei muito interessante, é uma oportunidade de fazer exercício físico, se movimentar, e o melhor de tudo, é de graça”, contou sorridente. “Minha expectativa agora é que tudo dê certo e que esse projeto tenha vida longa. Se tiver a zumba como foi prometido vou ficar ainda mais feliz”, frisou Meiriele. O estudante Filipe Ribeiro, de 16 anos, morador do Flamengo disse que ama esporte e deseja se tornar jogador profissional de handebol. “Tenho paixão pelo esporte, mas geralmente as atividades eram muito longe de casa e agora que estão perto me inscrevi”, contou. “Pretendo praticar handebol porque é uma atividade que gosto muito e quero muito me tornar um jogador profissional”, disse o estudante com brilho nos olhos.

Quem ainda não se inscreveu e deseja fazer parte do projeto “Esporte Presente” pode comparecer no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU (Mumbuca), no Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola (Flamengo) e na Secretaria de Esporte e Lazer (Avenida Roberto Silveira, 11, 3º andar, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os documentos necessários para a inscrição são: uma foto 3×4; cópia comprovante de residência; RG ou Certidão de nascimento (responsável e aluno); e declaração escolar do estudante.