Sessenta pacientes são atendidos em Maricá no núcleo de ostomizados - Foto: Clarildo Menezes

Inaugurado em 2014, o Núcleo de Ostomizados de Maricá acaba de completar três anos de trabalho. A comemoração da data aconteceu na manhã desta sexta-feira (15/09), no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU (Mumbuca), e contou com palestras, lanche, musicoterapia e entrega de kits com bolsas coletoras, gaze, esparadrapo, pasta para pele periestomal e lenços protetores.

O polo, que funciona dentro do Posto de Saúde Central, conta com uma média de 60 pacientes ativos, e uma equipe interdisciplinar composta por enfermeiras, assistentes sociais, e agora está ganhando também o reforço de uma psicóloga, que fará atendimentos individuais e em grupo, durante as terapias comunitárias. “Para nós, é muito importante destacar o que tem sido o programa nestes últimos três anos. Estamos avançando em questões como a conquista de uma psicóloga e queremos ainda poder contar com um médico para atender as necessidades dos nossos pacientes”, disse a gerente do Programa de Ostomizados em Maricá, Elaine Aparecida de Souza.

Atualmente, o espaço tem o objetivo principal de auxiliar no tratamento de pessoas ostomizadas e facilitar o acesso delas na retirada do equipamento coletor dentro da região onde residem. Antes a distribuição das bolsas era feita apenas em Itaboraí. “No dia 8 de agosto de 2014 realizamos a nossa primeira entrega do material em Maricá. Hoje fazemos a entrega destes kits mensalmente, onde oferecemos cerca de 10 a 15 bolsas para cada pessoa”, explicou Elaine.

Considerado um dos usuários mais antigos do serviço, o engenheiro Spencer Ferreira, de 62 anos, falou sobre a importância da celebração. “Esta data é extremamente significativa para nós, porque ela representa uma vitória dos ostomizados e uma vitória também da Prefeitura, que se conscientizou da necessidade deste trabalho em defesa da vida”, destacou Spencer, que também é o responsável pela criação do primeiro banheiro adaptado para ostomizados no mundo. “Em 2005, comecei a lutar pela nossa causa em Maricá. Foi um desafio imenso, mas hoje podemos dizer que já conquistamos muitas coisas. Temos o núcleo, que conta com uma equipe muito receptiva e atenciosa; desenvolvi o primeiro banheiro adaptado, que hoje está inserido nas normas técnicas brasileiras; e criei o Portal Ostomizados, que é o maior portal defesa da pessoa ostomizada na internet”, contou.

Ostomizados que moram em Maricá e ainda não sabem onde buscar apoio, podem procurar o Núcleo no Posto Central, levando duas cópias dos seguintes documentos: Identidade, CPF, Cartão do SUS, Comprovante de residência atualizado e laudo detalhado da cirurgia realizada.