Maricá faz apresentação na Rede de Gestores de Economia Solidária do Brasil

O secretário de Economia Solidária, André Braga, representou a prefeitura de Maricá no Encontro Nacional de Gestores Municipais de Políticas Públicas de Economia Solidária, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 13/09 e 15/09.  Durante o encontro, o secretário apresentou o programa de economia solidária implantado na cidade.

Maricá foi recentemente integrada à Coordenação Executiva de Políticas Públicas de Economia Solidária do Brasil, onde o secretário passou a representar a região Sudeste. Maricá possui os programas Renda Mínima e Renda Básica de Cidadania-RBC, pagos pela Moeda Social Mumbuca (Cartão Mumbuca).

André Braga destacou que em Maricá, a Economia Solidária é uma politica de Estado que projeta um novo modelo de desenvolvimento econômico e social no município. “Para começar estamos entre as pouquíssimas prefeituras que tem instituído uma Secretaria de Economia Solidária Municipal; temos uma das melhores legislações, a Lei 6252, que constitui um programa de desenvolvimento de Economia Solidária Sustentável. Marica pode se transformar na capital de Economia Solidária  em 20 anos”, afirmou.

André Braga acrescentou ainda que Maricá tem uma finança solidária já bastante forte e que nos permite sonhar com este grande projeto. Hoje o investimento mensal passa de R$ 2 milhões é isso tem melhorado a qualidade de vida da população maricaense e aquecido o comércio local”, prosseguiu. “A nossa expectativa, é que este valor chegue a R$ 10 milhões nos próximos quatro anos, através do Programa Renda Básica de Cidadania-RBC, que o nosso programa pioneiro no Brasil de transferência de renda de direito universal”, completou.

O secretário citou ainda o programa CooperJovem, que está sendo realizado em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil-OCB, a Cooperativa de Crédito SICOOB e a Secretaria de Educação de Maricá. O programa está capacitando professores da rede municipal para que ano que vem possam ensinar em sala de aula a cultura do cooperativismo para crianças e jovens da cidade. André Braga apresentou ainda o projeto de Turismo de Base Comunitária que tem como foco a economia solidária e a Unidade Escola Agroecológica e Horta Pública Comunitária Manu Manoela, em São José de Imbassaí.

Após a apresentação o secretário foi convidado a apresentar as experiências de Maricá no seminário da cidade de Lauro de Freitas, Bahia, marcado para os dias 28/09 e 29/09.

André Braga apresenta as políticas realizadas em Maricá – Foto: Divulgação