Prefeito, com a secretária de Saúde, numa ambulância avançada que atenderá o hospital e a UPA - Foto: Gustavo Farias

A Prefeitura entregou nesta quarta-feira (13/09), dez ambulâncias novas e equipadas para o atendimento de emergência em Maricá. Segundo a Secretaria de Saúde, a frota renovada permitirá realizar até o triplo dos quase 130 atendimentos diários feitos pela rede municipal, com alocação em pontos estratégicos por toda a cidade. A solenidade aconteceu na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no Centro, e contou com a presença do prefeito Fabiano Horta; da secretária de Saúde Simone Costa; do presidente do Legislativo Aldair de Linda; além de secretários, vereadores e demais autoridades municipais.

“A vida não tem preço e isso para mim é norte, é a bussola de uma série de questões que o governo vai construir e vem construído em Maricá”, afirmou Fabiano. “O dinheiro de royalties de Maricá não vai ter mensuração no sentido da falta de razão para não construir um sistema de Saúde que funcione e uma cidade que melhore. Sabemos do avanço que Maricá tem tido e vai ter na sua capacidade econômica de agir e não vamos deixar de agir e acima de tudo de buscar melhorar a vida das pessoas”, afirmou. “Essas ambulâncias que estão sendo locadas aqui e que vão servir com qualidade ao povo de Maricá são frutos do avanço da cidade e da conquista que a cidade tem hoje de capacidade para avançar com os royalties do petróleo. É bom enxergar isso”, frisou. “Nós temos hoje a segurança, a certeza, de que vamos conseguir atender a quem precisar de um socorro, de um suporte porque temos aqui ambulâncias mais avançadas, com recursos médicos e mais tecnológicos e também ambulâncias para um translado mais imediato que vai servir a toda a população”, explicou. “Uma cidade não se constrói com palavras. Uma cidade se constrói melhorando ruas, melhorando creches, construindo escolas, contratando ambulâncias, fazendo o todo ser melhor”, concluiu o prefeito.

Dos dez veículos, quatro são unidades avançadas e seis são básicas. Destas, dois avançados e três básicos ficarão no Hospital Conde Modesto Leal; um avançado e um básico na UPA de Inoã; e um básico nos postos de Ponta Negra, Santa Rita e São José II cada. Sendo que esses três últimos não ficarão nos postos por 24h. Permanecerão apenas durante o período de funcionamento, no intuito de atender as emergências das unidades de Atenção Básica e fora desse período, ficarão parqueadas no Conde Modesto. É importante salientar que estas ambulâncias não irão substituir as unidades do SAMU, que continua sendo o atendimento de urgência e emergência de Maricá.

“Essa é uma conquista muito importante para a cidade e para a saúde da população.”, afirmou a secretária de Saúde, Simone Costa. “Em oito meses de governo está sendo possível oferecer para a população esse transporte de paciente de forma digna, de forma ideal para que ele possa chegar com vida e isso não tem em outro município”, ressaltou Simone. “Ainda temos falhas, mas vamos superar todos os desafios. A população de Maricá pode ter a segurança de que se for necessário o uso das ambulâncias eles vão ter essas ambulâncias prontas e disponíveis”, garantiu a secretaria.

De acordo com o coordenador Jorge Guimarães, responsável pelo setor de transporte da rede municipal de Saúde, o melhor ganho para a população é o aumento na capacidade de atendimentos. “Antes tínhamos duas ambulâncias, o que nos limitava muito. Com esse novo efetivo vamos garantir que todo o município receba o atendimento necessário, pois ficará mais fácil distribuir as ambulâncias em todas as regiões”, explicou Jorge. Para a técnica em enfermagem Tereza Garcia é uma motivação receber esses novos aparelhos. “Isso aqui vai melhorar muito o nosso trabalho. As pessoas são carentes desse tipo de serviço”, afirmou Tereza. “Os moradores de Santa Rita, por exemplo, precisam muito deste cuidado. Eu trabalhei lá por seis anos e sei como é difícil o deslocamento na região”, contou. “Agora transferir um paciente, quando necessário, para outro hospital até mesmo de outro município, será muito mais fácil e rápido e isso nos motiva muito enquanto profissionais da saúde”, destacou a técnica em enfermagem.