Uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, com a Associação Kung Fu Garra de Águia de Maricá vai realizar no dia 10/09, na Escola Municipal Darcy Ribeiro (Inoã), entre 9h e 16h, o VII Campeonato Maricaense de Kung Fu.

Em média, 20 associações do Estado do Rio de Janeiro, com cerca de 150 atletas participam da disputa. Entre as presenças confirmadas está a de Li Wing Kay, uma das maiores autoridades do Kung Fu fora da China.

Representante da Associação, o Mestre Paulo Salles falou sobre a importância da realização do evento na cidade. “Além de divulgar a arte milenar chinesa, queremos que a população tenha acesso a essa luta e interesse em praticá-la. Por isso realizamos o campeonato anualmente, para incentivar os atletas de Maricá a participar de competições. Já temos até campeões internacionais”, explicou o atleta, que há 30 anos se dedica à prática do Kung Fu e é professor na cidade há 20.

Originário da China, o Kung Fu é um dos mais antigos estilos de luta. A cada fase de evolução – começa com a amarela – o atleta aprende a manejar uma arma: facão, bastão, espada e a praticar o kati, que é uma forma de demonstrar com a mão através de performances (bêbado, serpente e dragão, por exemplo), golpes de ataque e defesa.

Destinada a atletas com idades acima de 5 anos, a competição se resume em performances com luva, capacete, equipamento completo e semi-contato até a fase juvenil (17 anos) usando apenas 30% da força. Apenas a partir de 18 anos é desenvolvida a luta forte com contato total, o fu.

Para participar, o atleta precisa realizar sua inscrição na própria associação, que fica na Rua Caio Figueiredo, s/nº (Inoã) ou pelo telefone (21) 99808-7938. A entrada é 1 Kg de alimento não perecível.