Evento sobre gestão pública acontece na Câmara Municipal - Foto: Michel Monteiro

A Câmara Municipal de Maricá lançou nesta terça-feira (05/09) o novo portal da Casa. A apresentação aconteceu no plenário e contou com a presença do prefeito Fabiano Horta, do presidente do Legislativo, Aldair de Linda, vereadores e imprensa da cidade. O novo site (veja aqui) traz uma estrutura que permite o acompanhamento das tramitações do Legislativo, a consulta a leis do município, o acesso a informações sobre os vereadores e notícias sobre as atividades da Câmara.

Fabiano parabenizou a iniciativa. “Em um tempo de criminalização da política é muito importante iniciativas como essa da Câmara de ampliar a participação da sociedade através do site da Casa, disponibilizando a Lei Orgânica do município, a feitura e tramitação dos projetos de lei, enfim, abrindo esse canal com a população. Dar essa transparência é o primeiro passo para que o povo se sinta incluído e tenha o sentimento de pertencimento em relação às ações da Câmara”, afirmou.

Para Aldair de Linda, o site aproximará os vereadores da população. “Nele há dados dos vereadores e os munícipes poderão falar diretamente com os parlamentares. É importante que haja essa interação. Isso é para mostrar o trabalho que a Câmara vem fazendo. O site dará transparência, estarão lá todas as licitações, despesas da Câmara”, disse.

Além de divulgar as atividades legislativas, as sessões e o funcionamento da Câmara, o novo site também permitirá consultas às contas públicas da Câmara como licitações e contratos. Em respeito à Lei de Acesso à Informação, o site da Câmara Municipal trará o Portal da Transparência atualizado, mostrando todas as despesas da Casa, incluindo remuneração de vereadores e servidores.