Prefeito Fabiano Horta assina termo de adesão com Sebrae para qualificação do servidor municipal - Foto: Clarildo Menezes

O prefeito Fabiano Horta assinou na manhã desta segunda-feira (04/09), o Termo de Adesão que coloca Maricá entre as cidades fluminenses que vão participar do programa “Lidera Rio”, voltado à formação de líderes públicos com foco em resultados. A participação do município na iniciativa desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai qualificar servidores do governo municipal em um projeto que trará para Maricá vantagens competitivas desenvolvendo suas potencialidades com direcionamento empreendedor.

“Estamos hoje fechando um termo de cooperação com o Sebrae para a construção de um programa de formação dos lideres públicos e que tem como objetivo duas questões centrais”, afirmou o prefeito Fabiano Horta. “A primeira é a capacitação dos nossos gestores municipais, com formação, planejamento e todo um escopo a ser desenvolvido no município. E, a segunda é que nós possamos a partir disso ter os nossos gestores desenvolvendo projetos que vão ser indispensáveis para a dinâmica do município”, completou. “Eu considero isso fundamental, pois o avanço da gestão pública está diretamente ligado com a capacitação e com a capacidade de planejar e executar, mas acima de tudo de implantar projetos de sucesso em nossa cidade”, frisou Fabiano.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Petróleo, Alan Novaes, entre noventa municípios Maricá foi uma das oito cidades escolhidas para esta primeira turma por conta de sua importância, capacidade de desenvolvimento e potencial econômico. “O próximo passo agora é com a Escola Municipal de Administração eleger um time de profissionais que irá integrar essa primeira turma”, adiantou Alan Novaes. “Hoje a gestão pública precisa cada vez mais ter qualificação para garantir que haja eficiência no serviço prestado ao cidadão. O Sebrae é uma instituição importante e reconhecida nacionalmente pelos cursos que oferece e pela capacidade de gerenciar e qualificar pessoas”, explicou. “Por isso é muito importante ter Maricá fazendo parte deste time que, eu não tenho duvidas, vai se tornar referência de qualificação e gestão pública daqui pra frente”, concluiu o secretário.

Segundo a presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Carla Pinheiro, o time de profissionais que será indicado pela Prefeitura atuará em quatro eixos: planejamento urbano para o desenvolvimento, ambiente de negócios, sustentabilidade e resiliência e diversificação da matriz econômica. Carla Pinheiro explica que essa experiência vai ser extremamente positiva para Maricá, pois é um programa que além dos benefícios de qualificação das equipes também gera o intercâmbio com os outros municípios. “É muito importante que o prefeito compre a ideia e participe ativamente com o Sebrae neste processo para que nós possamos além de aumentar o nível do gestor público, como um empreendedor local, mas também que ele desenvolva todas as técnicas de planejamento, implementação e medição de resultados”, alertou Carla. “O diferencial deste projeto é a ação, pois envolve capacitação, planejamento, acompanhamento, medição e feedback”, concluiu.

Com o Termo de Adesão assinado pelo prefeito, o município tem agora um prazo para indicar os servidores (no mínimo 9 e no máximo 15) que irão participar. Ao longo do programa será preciso também definir projetos para serem implementados. Com duração de 26 semanas o programa tem previsão de iniciar ainda este mês o processo de qualificação. Ao todo serão doze semanas de aulas dirigidas – teóricas e práticas -, duas semanas de oficinas de desdobramentos e outras doze semanas de monitoramento. O objetivo do Sebrae é expandir nacionalmente esse programa, com base nos resultados obtidos com as primeiras cidades participantes.