Ao som de canções de Chico Buarque, público acompanhou uma nova versão de “Bela Adormecida" - Foto: Katito Carvalho

O monólogo “Acorda Amor” reuniu centenas de crianças e adultos no último fim de semana (02 e 03/09) no Cine Henfil (Centro). A apresentação faz parte do projeto “Maricá em Cena”, da Secretaria de Cultura. Ao som de canções de Chico Buarque, os espectadores acompanharam uma nova versão da história da “Bela Adormecida”, na interpretação de Florença Santángelo.

Na primeira fila, a pequena Maria Aguiar, de apenas 4 anos, estava ansiosa pelo início do espetáculo. “Gosto muito da Bela Adormecida. Não vejo na televisão não, só tenho o livro dela, mas acho que vê-la assim de pertinho é muito mais legal”, disse. A mãe, Mara Marins, contou que sempre leva a filha ao local. “Maricá não tem muito atrativo para levar as crianças. Então eu a trago sempre porque acho importante tanto cultural quanto socialmente, já que além de aprender outras coisas, tendo essa vivência do teatro, minha filha tem a oportunidade de encontrar os amigos dela e eu as mães que são minhas amigas. Nessa fileira, todo mundo é da sala dela”, contou.

Com apenas 5 anos, Laura Barros e Victória Chagas também foram assistir à peça juntas, acompanhadas de suas mães. “Gosto da Bela Adormecida, tenho DVD e gosto de ficar vendo”, explicou Laura. Victória concordou: “Eu vejo na televisão. Mas quero ver de pertinho, ela é muito bonita”, disse.

Após o espetáculo, a atriz uruguaia falou sobre a receptividade do povo de Maricá. “Está um dia bonito de sol, então achei que não fosse ter ninguém, mas estava lotado com uma plateia super respeitosa. Manter criança em silêncio hoje em dia é muito difícil, e sentir eles participando para mim foi uma alegria imensa”, disse satisfeita.

Questionada sobre a classificação livre do espetáculo, Santángelo disparou: “Acho que no fundo ninguém deixa de ser criança e criança entende perfeitamente o que são as emoções humanas. Isso é o que esse espetáculo trata, o ser humano passando pelas tragédias da vida, como a perda de alguém, descobrir o amor por outra pessoa. Então, pra mim é uma alegria ter uma plateia tão diversa como a que tivemos hoje”, declarou no final do espetáculo de sábado.

Mas afinal, por que uma história tão diferente da princesa? Florença Santángelo esclarece: “Quando contamos a Bela Adormecida, ela se reduz ao fato da princesa que fura o dedo e dorme. Nós nos detemos a outros detalhes, anteriores a esse fato, como o que acontece com essa rainha que engravida, a dificuldade e sofrimento da mãe que não consegue ter um filho, a alegria quando finalmente consegue conceber. Então, a historinha do dedo fica só para o final”, explicou Florença, que fez questão de posar para fotos com todos os pequenos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here