Prefeitura fechou parceria com UFF para criação de uma escola com cursos de empreendedorismo - Foto: Katito Carvalho

Os futuros empreendedores de Maricá vão ganhar uma ajuda importante para desenvolver suas ideias. A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), buscou uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) que irá trazer para a cidade uma Escola de StartUp com cursos sobre empreendedorismo, administração e finanças. Os cursos e oficinas serão realizados em Maricá e farão parte do projeto do Parque Tecnológico que será implantado para desenvolver o município.

A ideia de formação de StartUps já está avançada na Europa. De acordo com o diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF, professor Martius Vicente Rodriguez, o modelo é uma oportunidade para jovens empreendedores.

“Esse modelo já está consolidado em Portugal e hoje é capitaneado pela UFF. A Escola de StartUps virá para Maricá com todos os cursos necessários”, afirmou. “Funciona como um acelerador para se iniciar uma pequena empresa onde reunimos a parte acadêmica com a formação, as ideias dos empreendedores e possíveis investidores do negócio”, disse.

O secretário de Desenvolvimento, Alan Novaes Alves, quer colocar a escola em funcionamento já em 2018. “A cada dia trazemos novos parceiros para o nosso Parque Tecnológico. Vamos reunir não só a UFF como também o Instituto Federal Fluminense (IFF) nesse projeto das StartUps e com isso dar subsídios para que os jovens e moradores de Maricá se tornem empreendedores”, adiantou. “Esse é o primeiro projeto com este tipo de parceria no Brasil realizado entre uma prefeitura e a universidade”, completou Alan, que já estuda um local para realização da iniciativa.

StartUp é um dos termos mais usuais atualmente no mundo empresarial e começou a ser popularizado nos anos 1990. O termo startup está ligado ao início, ao ato de criação de uma empresa e a sua colocação em funcionamento. É organizar uma ideia que tenha capacidade de atrair investidores para sua implantação no mercado. Muitos empreendedores com ideias inovadoras e promissoras encontraram financiamento para os seus projetos, que se mostraram extremamente lucrativos e sustentáveis.

Em junho desse ano, a Codemar e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo assinaram um protocolo de cooperação com a Associação Parque Tecnológico São José dos Campos  (APQTec) para estruturação e implantação de infraestrutura de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia em Maricá.

O objetivo é a instalação na cidade de um ambiente de inovação que poderá ser implantado em fases até se chegar à estrutura de um Parque Tecnológico como o da cidade paulista, acompanhando padrões definidos por órgãos do setor.

O PQTec abriga em sua estrutura programas e projetos como incubadoras de empresas, centros empresariais, centros de desenvolvimento tecnológico, laboratórios multiusuários e escritórios de negócios e será um importante instrumento de auxílio para atender as demandas geradas pelas oportunidades do setor offshore e dos grandes empreendimentos que chegam no município.