Carlos Hiran falou que é preciso ter a noção exata de como o paciente recebe o tratamento - Foto: Fernando Silva

Foi aberto nesta quarta-feira (30/08) no Cinema Henfil o Seminário de Aperfeiçoamento promovido pela Secretaria de Saúde de Maricá e pela Escola Municipal de Administração. Com o tema “A Melhoria Contínua da Experiência do Doente em Âmbito Hospitalar”, o evento teve como principal palestrante o médico amazonense Carlos Hiran Góes de Souza, professor universitário e especialista em acreditação hospitalar radicado em Londres e que atua em diferentes instituições médicas da Europa. Segundo ele, o seminário que termina nesta quinta-feira (31/08) tem como objetivo contextualizar o conceito de experiência, apontando princípios culturais e vertentes estratégicas.

Durante sua exposição, Carlos Hiran explicou que a filosofia consiste mesmo na ideia de que é preciso ter a noção exata de como o paciente recebe o tratamento oferecido. “Para isso, é preciso levantar um perfil completo dele e adequar o atendimento. É realmente o exercício de trocar de lugar com a pessoa de quem cuidamos”, frisou o médico, que é especializado em Planejamento e Administração de Sistemas de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O seminário também contou com participação, através de um aplicativo de vídeo-chamadas, da diretora de Qualidade do Instituto Português de Oncologia, um dos órgãos onde Carlos Hiran atua no continente europeu. A médica Ana Vaz, que falou ao vivo da cidade de Coimbra, reforçou a ideia de que é preciso conhecer bem o paciente atendido através de um levantamento de seu perfil. “Nossos pacientes passam por entrevista com assistentes sociais e também por uma equipe multidisciplinar. Isso nos ajuda a direcionar o tratamento”, afirmou ela na transmissão.

Para a secretária de Saúde, Simone da Costa, a participação de Carlos HIran Goés de Souza confere um embasamento de nível internacional num momento de transição da área no município. “Com o novo hospital perto de começar a funcionar, estamos estabelecendo novos paradigmas e protocolos de atendimento. Com todo o seu conhecimento, o doutor Carlos Hiran traz uma visão que é praticada em países do primeiro mundo e que queremos ter em nossas unidades”, ressaltou.

Professor universitário, Carlos Hiran é um dos criadores do MBA em Saúde do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (COPPEAD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, o docente participou da startup de duas grandes organizações de acreditação no Brasil, que são o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA). Nesta terça-feira (29/8), ele visitou as obras do novo hospital Dr. Ernesto Che Guevara, em São José de Imbassaí, e também as instalações do Hospital Conde Modesto Leal, no Centro.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here