Fabiano Horta inaugurou a nova unidade de saúde de Santa Paula - Foto: Clarildo Menezes

O município, que contará em breve com o novo Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José de Imbassaí, ganhou nesta terça-feira (29/08) um posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF), montado ao lado da Escola Municipal Osdevaldo Marins da Mata, na Estrada de Cassorotiba, em Santa Paula.

Muito esperada pela população, a unidade realizará cerca de 400 atendimentos por mês, e contará com dois médicos, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem, além de pessoal de administração e limpeza. “É um sonho de muitos anos que está sendo realizado, por isso estou tão emocionada. Agora vamos poder oferecer um atendimento digno para os usuários e com qualidade. Com esta conquista, os moradores da região vão ter acesso a salas de vacina, curativo, análises clínicas e ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)”, contou a enfermeira Adriana Quintanilha, responsável pelo local.

Síndica do Condomínio Santa Paula desde 2015, a moradora Regina Gomes ajudou a descerrar a placa de inauguração do ESF, ao lado do prefeito Fabiano Horta. “Essa unidade é de suma importância para os moradores, que agora estão muito bem servidos. Um posto ‘improvisado’ funcionava nas dependências do condomínio, em situação bem precária. Travamos uma luta para trazer este posto para cá, agora só temos a agradecer”, disse Regina. O evento contou com a presença da primeira-dama, Rosana Horta, da secretária de Saúde, Simone Costa e de vereadores.

Satisfeito com a entrega de mais uma melhoria para a cidade, o prefeito Fabiano Horta falou sobre a importância da participação popular no seu governo. “Com os secretários de governo e vereadores da cidade, eu acompanhei a luta da comunidade de Santa Paula para a instalação de um posto de saúde com estas condições que estamos vendo hoje. Sei da importância deste espaço para vocês. A secretária Simone e a sua equipe chamaram o processo de feitura do posto de Estratégia de Saúde da Família para si, mas foi a mobilização da sociedade que fez com que este posto saísse”, afirmou o prefeito.

No local serão oferecidos serviços de acolhimento, pré-natal, exames laboratoriais, vacinação, medicação e planejamento familiar, além de cadastro e visitas domiciliares aos moradores das comunidades, realizadas por sete agentes de saúde.