Hiran, com equipe da Saúde e Emar, visitou as obras do novo hospital Dr. Ernesto Che Guevara - Foto: Clarildo Menezes

O médico Carlos Hiran Góes de Souza, que está em Maricá para ministrar um Seminário de Aperfeiçoamento na área de Saúde, foi convidado a conhecer as instalações do Hospital Conde Modesto Leal (Centro), que está passando por reformas, e as obras do novo Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara (São José de Imbassaí).

Especializado em saúde pública, Hiran traz no currículo anos de dedicação a gestão de qualidade e de segurança de pacientes. Passou pelos setores públicos e privados do Brasil, dirigiu hospitais e empresas de assistência domiciliar, e hoje mora em Londres, onde trabalha para uma empresa britânica de acreditação hospitalar. “A acreditação hospitalar é uma validação, uma avaliação da qualidade assistencial de hospitais. Eu sou responsável pelos hospitais dessa organização em Portugal”, explicou o médico.

De acordo com Hiran, o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara tende a se encaixar de maneira muito forte e sustentável. “A saúde precisa pensar um pouco mais na frente, não é simplesmente inaugurar uma unidade de saúde e olhar para ela como a solução de alguma coisa muito momentânea e estática. A equipe da Secretaria de Saúde é competente, e está pensando claramente em um projeto de modelo assistencial, que é mais importante do que pensar isoladamente uma unidade hospitalar”, finalizou.

Experiente, ele afirmou não olhar as unidades isoladamente, pois acredita que elas têm um papel muito importante dentro da reorganização do Sistema de Saúde de Maricá. “Não dá para se olhar as unidades separadamente, eu acho que o sistema onde elas estão inseridas representa uma oferta de serviços para uma população que tenderá a usá-lo como um contínuo de assistência”, afirmou Carlos, ressaltando que os perfis dos hospitais precisam ser muito bem definidos. “A população precisa entender onde ela está sendo atendida, por quem está sendo atendida e porque razão ela será redirecionada dentro das suas necessidades básicas de saúde”.

Durante a visita, que foi acompanhada por engenheiros, membros da Secretaria de Saúde e da Escola de Administração de Maricá (EMAR), o profissional fez importantes observações para o funcionamento administrativo das unidades de Maricá. “Inicialmente, nós tínhamos uma visita agendada apenas para o Che Guevara, mas aí eu aproveitei e pedi para ele nos ajudar também no Conde Modesto Leal, que está sendo reformado e passará a funcionar como Maternidade e Centro Materno Infantil. E foi uma decisão muito acertada, a experiência técnica que ele nos trouxe irá somar bastante em nossas ações”, destacou a secretária de Saúde, Simone Costa.

Sobre o Seminário

As aulas serão realizadas nos dias 30 e 31/08, das 9h às 17h, no Cinema Municipal Henfil (Centro). O objetivo do curso é a preparação e a formação dos profissionais que trabalham nas diversas áreas da saúde, preparando-os para os serviços na nova unidade, que está sendo construída no km 23 da RJ-106, em São José do Imbassaí. A iniciativa é uma parceria da Escola de Administração de Maricá (EMAR) com a Secretaria de Saúde.

Professor universitário, Carlos Hiran é um dos criadores do MBA em Saúde do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (COPPEAD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, o docente participou da startup de duas grandes organizações de acreditação no Brasil, que são o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA).