Quase mil pessoas foram atendidas neste sábado no Cras Itinerante realizado em Cordeirinho - Foto: Divulgação

A ação social “Cras Itinerante” atuou neste sábado (26/08), das 9h às 13h, na Escola Municipal Lúcio Thomé Guerra, e atendeu 949 moradores de Cordeirinho. O evento contou com parcerias da Associação de Moradores dos Amigos de Cordeirinho (Amac) e das secretarias municipais de Educação, Saúde e Economia Solidária. O público teve, também, à disposição o corte de cabelo, de manicure, depilação e sobrancelha e acesso a roupas seminovas do brechó social da Amac e da Assistência Social.

Cerca de 60 crianças se divertiram com pinturas e brincadeiras com as equipes da Coordenadoria de Atendimento à Criança e Adolescente e da ONG Culturando Já, que desenvolveu atividades sobre a cultura da pré-história com pinturas rupestres (figuras de representações pré-histórica) e exposição com acervo pertencente ao Museu Nacional, com espécimes da fauna da Mata Atlântica e de organismos marinhos.

A equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Região Oceânica realizou 34 atendimentos entre inscrições para as oficinas geradoras de renda e atividades esportivas. O Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Sapad) orientou 54 pessoas sobre como proceder em casos de dependência química, assim como a equipe do Serviço de Abordagem Social (Seas) realizou uma busca ativa na região e atendeu 23 pessoas em situação de rua. A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) recebeu 11 pessoas procurando ajuda sobre casos de negligência e abuso físico e psicológico. O setor de assessoria de eventos cadastrou 9 casais para o casamento comunitário. A coordenadora do Acolhimento Social atendeu 13 pessoas e o coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) informou 25 pessoas sobre as atividades realizadas no Cras.

A equipe da Secretaria de Economia Solidária informou 37 pessoas sobre os novos cadastros nos programas pagos com a Moeda Social Mumbuca. A equipe da Saúde realizou 56 atendimentos entre aferições de pressão arterial, testes de glicose e pesagens para o programa Bolsa Família. O dentista do programa Saúde Bucal aplicou flúor em 25 crianças, entre 4 a 12 anos. Estavam presentes na ação as equipes do Conselho Tutelar e do cartório do 2° distrito, no qual disponibilizou isenção de taxas para certidões. Ainda na ação foi apresentada uma peça teatral com o grupo de crianças da escola, acompanhadas pelos orientadores do SCFV e técnicos do Cras Região Oceânica. Também foi feita uma apresentação de percussão com uma turma mista de alunos sob a orientação do professor de música, Eduardo Rosa.

A animação ficou por conta da equipe do projeto “Seja Digital” – ONG responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da tevê aberta no Brasil. As equipes realizaram 38 agendamentos para a retirada dos kits (antena e conversor), gratuitamente, e 39 encaminhamentos para o Cras para os usuários que estão cadastrados no CadÚnico. A organização levou seu mascote, que interagiu com a comunidade e montou uma aparelhagem de som com muita dinâmica. Além disto, a “Seja Digital” levou carrinho de pipoca e algodão doce, pula-pula e outras atrações como a equipe de uma rádio FM O DIA, que apareceu quase no final o evento realizando algumas atividades com direito a brindes e 50 kits de conversores digitais.

“O projeto Cras Itinerante está cumprindo com o objetivo desde o início, que é atender aos que não têm condições financeiras ou conhecimento dos serviços públicos”, contou o secretário de Assistência Social, Jorge Castor. “As parcerias só aumentam, o que me causa uma imensa felicidade na confiança do nosso trabalho”, declarou. “Agradeço a atuação de todos os profissionais, dos parceiros, da Amac, dos secretários que se fizeram presentes e, principalmente, a participação dos moradores”, disse.

O casal Juliana Ferreira, de 18 anos e Diego Rodrigues, de 25,  aproveitou para se inscrever no projeto “Casamento Comunitário”. “Acreditamos que nosso amor é para sempre e por isto desejamos oficializar nossa união. Nada melhor do que fazer isto agora que a Assistência Social está dando esta oportunidade de realizar este sonho gratuitamente”, contou Juliana. O pedreiro Alexandre Merlim, de 38 anos, contou que seu filho de 12 anos foi morar com ele este ano e agora está correndo atrás de seus direitos para criar seu filho com dignidade. “Ele morava com a avó, agora somos só nós dois. Vou me orientar com as equipes do Cadastro Único e Economia Solidária para saber com qual programa social eu me encaixo. Além de me cadastrar no projeto Seja Digital”, informou Alexandre, que agradeceu pela realização da ação em um sábado e perto da sua moradia. “Eu não tenho tempo para ir até estes setores, além do dinheiro ser curto para pagar passagem de ônibus.” Disse.

Diliane Santos, de 28 anos, já trabalhou em tudo, de ajudante de cozinha e a aprendiz em um banco. Ela aproveitou a ação e foi em todos os equipamentos. “Vou aproveitar tudo que tenho direito, como fazer teste de glicose, me cadastrar para pegar o kit digital, pegar isenção de 2ª via de certidão de nascimento”, afirmou.