1º Encontro de Grêmios Estudantis de Maricá aconteceu na EM Darcy Ribeiro (Inoã) - Foto: Michel Monteiro

Integrantes do governo municipal participaram nesta sexta-feira (25/08) da abertura do 1º Encontro de Grêmios Estudantis de Maricá, que ocorreu na quadra da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Inoã, e foi organizado pela União Maricaense de Estudantes (UMES). O encontro contou com a participação de 21 órgãos de escolas das redes municipal e estadual. A mesa diretora foi composta pelos secretários Renato Machado (Secretaria Geral e de Governo), Sérgio Mesquita (Ciência, Tecnologia e Comunicações) e Adriana Costa (Educação), além de membros de grêmios e instituições do setor.

De acordo com a presidente da UMES, Vânia Araújo, as principais discussões do encontro são a precarização das escolas da rede estadual em Maricá e a criação de novos grêmios nas escolas municipais. “A rede de Maricá não sofre com carências como falta de merenda ou de professores, essas coisas funcionam sem problemas aqui. No entanto, é preciso estimular o surgimento de mais espaços de discussão e sua função na escola, além de debatermos a criação de centros de ensino técnico no município”, apontou a presidente, de 18 anos.

Em sua fala, Renato Machado destacou que a pauta do evento é composta por assuntos que já vem sendo discutido dentro do governo. “Muitos dos temas que vocês vão abordar são também nossos temas para a nossa rede de ensino. O que me dá orgulho de ver vocês aqui é que também estudei na rede pública, e num tempo em que não havia a estrutura que oferecemos hoje. É importante ver todos aqui se propondo a discutir e sonhar coisas ainda melhores em nossa rede, e tenham a certeza de que o poder público vai fazer a sua parte”, garantiu o secretário, que representou o prefeito Fabiano Horta.

Já a secretária de Educação disse que o encontro é uma chance de diálogo produtivo. “É preciso aprender a falar e ouvir sempre, e esse evento serve para dar vez e voz a vocês”, frisou Adriana Costa, enquanto Sérgio Mesquita chamou a atenção dos estudantes para outra importância dos debates. “Há um texto de Umberto Eco chamado ‘Sociedade Líquida’, que atesta que o modelo político atual se esgotou. Vai ser através de vocês que teremos uma nova maneira de fazer política para as novas gerações”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações.