Capitão Wellington Silva da Defesa Civil conversou com o cacique Darci Tupã - Foto: Araújo José

Agentes da Defesa Civil de Maricá visitaram na última quarta-feira (23/08), a Aldeia Tekoa Ka’aguy Hovy Porã (Mata Verde Bonita), em São José do Imbassaí para trocar informações sobre a cultura indígena. Segundo o gerente operacional do órgão municipal, capitão Wellington Silva – que conversou com o cacique Darcy Tupã Nunes, algumas crianças e grande parte dos integrantes da aldeia – as informações levantadas vão ajudar na elaboração do projeto “Comunidade indígena segura”, um trabalho relacionado à questão ambiental e gestão de risco.

“Em cima dessa integração, queremos elaborar um projeto que atenda às reais necessidades dos índios do nosso município, voltado para a parte de gestão de riscos e desastres. O foco do trabalho da Defesa Civil é o comportamento deles em relação à queimada, a questão ambiental e ao descarte correto de materiais, colocando o lixo no lixo”, explicou. Outro foco importante será a questão do suporte básico de vida. “Um índio tem que saber como socorrer o outro através de procedimentos simples relacionados à manutenção da vida. Essas são as diretrizes que vamos adotar”, completou o capitão.

O diagnóstico inicial é que a Aldeia Mata Verde Bonita mantém a tradição da cultura indígena, mas os hábitos no cotidiano dos integrantes são muito próximos dos demais moradores da cidade. Após essa primeira visita, os agentes vão definir o desenvolvimento do projeto e o período de sua respectiva duração. O próximo encontro acontece na segunda semana de setembro. “Até por ser uma novidade para eles, então tem o período de maturação da ideia”, esclareceu Wellington.