Atividades recreativas e lúdicas são realizadas nas escolas de Educação Infantil até sexta-feira - Foto: Divulgação

Com 39 escolas com Educação Infantil, 201 turmas, 4.129 alunos de 3 a 5 anos matriculados e 280 professores atuando nesse segmento, a Secretaria de Educação comemora a Semana Nacional de Educação Infantil entre os dias 21 e 25 de agosto. A Semana, instituída pela lei 12.602/12, é uma oportunidade para debates sobre a qualidade da educação infantil e os direitos das crianças. Diversas programações estão sendo promovidas nas escolas com educação infantil, entre elas atividades recreativas e lúdicas dentro dos eixos propostos no Referencial Curricular de Educação Infantil.

Mariana Marins, professora do Pré I do CEIM José Carlos de Almeida e Silva, fala com emoção do trabalho. “Eu me apaixonei por essas crianças, cada um com o seu jeitinho conquistador. É muito gratificante para nós chegarmos aqui na escola todos os dias e recebermos cada abraço e carinho dos nossos alunos”, destacou. Quem também está satisfeita com essa unidade escolar é Daniele Santos. “Sou muito grata pela total dedicação de todos da escola. Em outra escola minha filha não interagia com os outros alunos e desde que ela veio pra cá todas as vezes que chego e a vejo brincando e conversando com outras crianças me emociono. Isso é fruto da atenção que os profissionais daqui dedicam a ela”, avaliou.

O Pinguinho de Luz, anexo da escola CAIC Municipal Elomir Silva, em São José, atende 280 alunos em tempo integral na Educação Infantil. À frente da unidade escolar há pouco mais de quatro anos, Gláucia Cartaxo fala da responsabilidade e da emoção de trabalhar com esse segmento. “Essa é a fase mais linda da vida de uma criança, quando se torna adulta todas as atitudes dela advirão dessa época, de tudo que ela aprendeu, do que vivenciou e de tudo que conquistou nesse espaço”, afirmou. “Temos uma área totalmente adequada para prática da Educação Infantil e isso torna nosso trabalho muito mais prazeroso e gratificante, além disso a secretaria nos dá o suporte para trabalhar todas as técnicas e práticas necessárias nessa faixa etária”, prosseguiu. “Trabalhar com Educação Infantil nos obriga a estar todos os dias inovando, criando e sendo um pouco responsáveis pelo adulto que essa criança se tornará”, frisou a diretora, enquanto olhava a atividade “Oficina de faz de conta”.

No CEIM Nelson Mandela não está sendo diferente, com crianças correndo pelos corredores, muita alegria e entusiasmo nas atividades de comemoração pela Semana da Educação Infantil. “Hoje aqui no CEIM Nelson Mandela foi o dia da construção de brinquedos com materiais reciclados e após a construção tivemos o privilégio de brincar com as crianças na quadra. Nossa escola está em festa”, disse a diretora Maria Regina. “Amo trabalhar com Educação Infantil, sinto-me realizada, nossos alunos são carinhosos, dinâmicos e envolventes”, frisou Maria Regina.

“O objetivo da Semana Nacional da Educação Infantil é contribuir para reflexões sobre a temática e celebrar a Educação para a primeira infância como uma etapa da educação básica que considera a criança na sua integralidade, respeita suas especificidades e fomenta suas potencialidades por meio de uma prática pedagógica pautada nas interações e brincadeiras”, explicou a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa. A secretária acrescentou que as obras de mais dois Centros de Educação Infantil já estão em andamento e que em 2018 em média mais 300 vagas serão abertas para essas unidades.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here