Imagem da fachada do Cinema Público Municipal Henfil
Cinema Henfil ficará fechado entre os dias 1º e 30 de julho - Foto: Fernando Silva

Dia 1º de setembro começa no Cinema Henfil o Bailarin Fest – Mostra Cultural de Dança em Maricá, realizado pela Prefeitura através da Secretaria de Cultura. Um dos objetivos do evento, que inicia as 19h, é ser o marco inicial para a organização de um festival futuramente e também o de profissionalizar a atividade da dança no município. Por se tratar de uma mostra não competitiva, podem participar coreógrafos e bailarinos de todas as modalidades e categorias, inclusive dançarinos independentes.

Grupos de todo o Estado do Rio foram convidados e alguns já confirmaram presença, como a Escola de Dança Spinelli, de Vila Isabel; Studio de Danças Valéria Brito, de Nilópolis; e Soleil Dor Escola de Danças, de Campo Grande. A troca de experiências entre artistas locais e de outras regiões será um incentivo a mais para as escolas de dança de Maricá revelarem seus talentos. “Podemos transformar Maricá na cidade da dança”, diz o coordenador de dança da secretaria, Leandro Dassilva.

Leandro contou que desde o ano passado vinha “namorando” a ideia com a secretária de Cultura Andréa Cunha, que gostou da proposta, que pode ajudar a profissionalizar a dança no município, que vem se mostrando celeiro de muitas promessas no balé: “E daí a relevância de um evento desse porte, a fim de proporcionar aos estudantes de dança locais vivência prática de palco, importante para o amadurecimento do artista”, ressalta Andréa.

Como em 1º de setembro comemora-se o Dia do Bailarino, foi escolhida a data para acontecer a abertura do Bailarin Fest no Cine Henfil. A coreográfa e vice-presidente do Sindicato de Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro, Elisabete Spinelli, fará uma palestra abordando o tema “A função do sindicato de dança e a importância do sindicato para os bailarinos”.