A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, está organizando a Conferência Regional de Vigilância em Saúde – Metropolitana II, que acontecerá neste sábado e domingo (26 e 27/08), na sede da Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda (ASSEFAZ), no bairro do Retiro.

Ao todo, sete municípios estarão reunidos na cidade para discutir os trabalhos, as propostas e a forma de financiamento que o Ministério da Saúde pretende adotar em relação às vigilâncias: ambiental, sanitária, epidemiológica e saúde do trabalhador.

Com o tema “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o Fortalecimento do SUS como Direito à Proteção e Promoção da Saúde do Povo Brasileiro”, o evento vai reunir usuários do sistema de Saúde, profissionais, gestores, professores, alunos e representantes da sociedade organizada.

Os sub eixos são quatro: “O lugar da vigilância em saúde no SUS”; “Responsabilidade do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde”; “Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na Vigilância em Saúde”; e “Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais”.

O credenciamento dos participantes começa às 13h do sábado, e a cerimônia de abertura está programada para 16h, com a presença da secretária de saúde, Simone Costa e demais gestores da rede. A palestra de encerramento, com o tema “Território e Vigilância em Saúde”, será apresentada pelo professor e pesquisador Maurício Monken, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz.

No domingo, entre 9h às 15h, todos os participantes vão se reunir em grupos de trabalho para elaborar as propostas na área que serão avaliadas na plenária final. Para garantir o ir e vir dos visitantes, haverá transporte saindo da rodoviária de hora em hora no sábado, a partir das 12h, e no domingo a partir das 8h.

A Conferência Estadual do Rio de Janeiro está marcada para 6 e 7 de outubro, e a Nacional para os dias 21 a 24 de novembro, em Brasília.

Serviço:

• Conferência Regional de Vigilância em Saúde – Metropolitana II
  • 16h – Dias 26 e 27/08 (sábado e domingo)
  • Local: Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda (ASSEFAZ)
  • Estrada do Retiro, nº 500 – Parque Nanci, Maricá / RJ