Alunos da EM Mata Atlântica fizeram a colheita das hortaliças no Manu Manuela - Foto: Camila Grassine

Nesta quinta-feira (24/08), foi realizada mais uma colheita na Unidade Agroecológica do loteamento Manu Manuela. Cerca de 20 alunos da Escola Municipal Mata Atlântica fizeram a colheita. Ao todo, o trabalho rendeu 15 caixas de hortaliças, sendo uma caixa de chicória; 3 de couve e 11 de alface – de 3 tipos: crespa, lisa e americana. As hortaliças foram doadas para as escolas municipais Mata Atlântica e João Monteiro, em Itaipuaçu. Antes do iniciarem o trabalho, as crianças, que estavam acompanhadas da secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, receberam instruções do engenheiro agrônomo e coordenador da horta, Anderson Silva.

Gláucia Viana, diretora da Mata Atlântica, afirmou que a visita foi ótima para que não só os alunos como a própria direção da escola pudessem entender a importância de um plantio sem a utilização de agrotóxicos e de como funciona uma horta onde várias culturas são plantadas utilizando o mesmo espaço (sintropia). “O convite foi perfeito, junto com a associação de pais da escola já começamos a montar o projeto da horta lá e muitas coisas que foram faladas aqui nem imaginávamos como se plantava e com certeza vamos levar para nossa escola”, afirmou. Izabela Silva, 13 anos, ficou encantada com a visita. Aluna do quarto ano, ela agradeceu ao agrônomo da Cooperar, Anderson Oliveira, pela oportunidade de ver bem de perto como acontece o plantio e a colheita das verduras. “Muito obrigado por tudo. Eu amei, adorei, gostei muito daqui e quero voltar mais vezes”, emocionou-se. Segundo a secretária de Educação, este trabalho de conscientização e aprendizado vai continuar e muitas escolas ainda irão até a horta conhecer o projeto e entender um pouco mais a importância de se comer um alimento sem agrotóxicos.

O projeto foi criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com  a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais e Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar), ligada ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Secretaria de Economia Solidária e com os moradores do condomínio Manu Manuela.

A Unidade Agroecológica é um projeto com o foco na agroecologia para produção de alimentos orgânicos de qualidade no município, que são distribuídos às escolas municipais. Também acompanharam esta terceira colheita a subsecretária de Agricultura Pecuária e Pesca, Julyana Von Matter; o secretário de Economia Solidária, André Braga; Felinto Procópio, do MST; e representantes da Cooperar. Depois da colheita, Anderson Oliveira presenteou os alunos com uma cartilha sobre agroecologia que tem como titulo “De onde vem nossa comida?”. O trabalho que tem como objetivo fazer pensar sobre os avanços tecnológicos e as consequências na produção de alimentos.