Festival agitou o Complexo Esportivo Leonel Brizola no Flamengo, neste domingo (20/08) - Foto: Clarildo Menezes

Com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, o EFC (Elite Fighting Championship) realizou no último domingo (21/08), no Complexo Esportivo Leonel Brizola, no Flamengo, a oitava edição do “Festival de Artes Marciais” de Maricá. Durante as mais de dez horas de evento foram promovidos um aulão de Muay Thai, apresentações de Krav Maga e de Rakido, além dos combates nas modalidades Taekwondo, Jiu Jitsu, Submission, Muay Thai e do tão aguardado MMA. Segundo os organizadores mais de 100 atletas amadores, de todas as regiões da cidade, lutaram no Festival e receberam medalhas de participação ao final de cada confronto.

“Esse aqui é um evento sério, reúne pessoas de todas as idades e é isso que a Prefeitura de Maricá quer para o esporte do município”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer Filipe Bittencourt. “O MMA é hoje um dos esportes que mais crescem no mundo”, acrescentou. “Justamente por conta da visibilidade dessa modalidade de luta e também de muitas outras que atraem jovens e novos adeptos que estamos aqui dando total apoio com infraestrutura, espaço e pessoal”, completou. “A Prefeitura continuará estimulando e incentivando as modalidades esportivas presentes em nossa cidade, pois queremos que todas cresçam.”, frisou o secretário.

De acordo como o professor e idealizador do evento, Robério Souza, o movimento começou em 2011 em um pequeno local com tatames e só se tornou o Festival que é hoje, com octógono e todos os aparatos de uma competição de MMA no ano seguinte. “A primeira edição do Festival de Artes Marciais foi em 2012, começamos pequenos, mas desde o primeiro evento tivemos um bom público”, afirmou Robério. “Trabalho com isso há 10 anos e o objetivo principal é divulgar a arte marcial em Maricá”, explicou. “Essa é uma edição amadora, mas também realizamos edições profissionais”, frisou o professor. “O apoio da Prefeitura é importante para o nosso festival”, afirmou Reginaldo Souza, irmão de Robério e também organizador do evento. “Nós estamos promovendo a saúde e a luta exige disciplina e proporciona qualidade de vida para quem pratica”, destacou Reginaldo.

“Muitos não têm a oportunidade de competir em torneios oficiais e esse Festival dá oportunidade para esses atletas mostrarem suas habilidades e vivenciar o espírito de competição”, afirmou João Vitor, de 18 anos, morador de Itapeba. “É muito importante apoiar e prestigiar um evento como esse. Já fui atleta e participei de algumas competições e ver esse trabalho que está sendo feito aqui, inclusive com as crianças é motivador. A luta ajuda a melhorar a saúde, o físico, levanta a autoestima e ajuda manter nossos jovens longe das drogas”, frisou Davi Lopes, morador de São José do Imbassaí.

Como em todas as edições já realizadas para entrar no Festival de Artes Marciais os amantes do esporte doaram dois quilos de alimentos não perecíveis na entrada do Complexo Esportivo, e que segundo os organizadores do Festival serão utilizados na montagem de cestas básicas a serem doadas para as comunidades mais carentes de Maricá.