"Menino maluquinho" curte a nova sala de aula na EM Osdevaldo Marins da Matta - Foto: Divulgação

Com olhares curiosos, emoção e encantamento, os alunos da Escola Municipal Osdevaldo da Matta, em Santa Paula, receberam na última sexta-feira (11/08) as 13 salas temáticas implantadas no local para trabalhar a interdisciplinaridade e conhecimentos gerais, além de promover ao aluno uma sensação acolhedora. Nomes como Santos Dumont, Paulo Freire, Monteiro Lobato e Vinícius de Moraes são algumas das personalidades que dão vida e história às salas da escola. Cada espaço é organizado de acordo com as características do homenageado. As salas são contextualizadas de acordo com a aprendizagem que a escola quer proporcionar aos estudantes.

“O objetivo inicial foi despertar a preservação do patrimônio público. Quando atribuímos nomes as coisas, criamos vínculos com elas e conseqüentemente preservamos, cuidamos. Trabalhamos conhecimentos que estão além dos livros”, destacou Allini Guimarães, diretora da unidade escolar.

Durante a inauguração os alunos dramatizaram alguns homenageados e emocionaram o público. “Atrás de cada porta uma surpresa e uma emoção diferente, alunos concentrados e motivados. Pudemos perceber também professores comprometidos e engajados no projeto. Parabéns, direção e equipe. Trabalho lindo e experiência marcante”, destacou a orientadora pedagógica Flávia Monteiro.

Outras escolas da rede municipal já trabalham com essa prática que tem surtido efeito na aprendizagem escolar. “Essa é uma prática que tem dado certo no nosso município. Estamos transformando salas de aula em espaços de experiências com a busca de uma aprendizagem realmente significativa. Buscamos uma escola viva, colorida e prazerosa e as salas temáticas nos dão essa possibilidade de trabalho”, frisou a secretária de Educação Adriana Luíza.