Curso de Pedreiro de Revestimento em Argamassa e Cerâmica - Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Trabalho, está encerrando mais uma turma do curso de Pedreiro de Revestimento em Argamassa e Cerâmica, no polo de Itaipuaçu. A iniciativa faz parte do Programa de Qualificação Profissional do município, em parceria com o SENAI-RJ (Centro de Formação Profissional de Niterói).

Ao todo, são 31 alunos entre os turnos da tarde e da noite, orientados pelo professor Getúlio da Costa Pinheiro Júnior. “Aqui eles aprendem o passo a passo da construção. Os tipos de argamassa para chapisco, contrapiso e emboço, além de corte, paginação e assentamento das placas de cerâmica”, explicou Getúlio.

De acordo com a aluna Ana Cláudia da Conceição Ferreira, de 40 anos, por curiosidade ou por busca de crescimento profissional, todos saem das aulas prontos para o mercado de trabalho. “Trabalho fazendo bolo artístico. Uma vez procurei por mão de obra qualificada para serviços na minha casa e não encontrei. Meu marido trabalha fora e não tem tempo, desta forma, eu mesma consigo fazer os pequenos serviços”, contou Ana, que afirmou estar adorando a experiência. “Profissionalmente eu não quero seguir carreira, mas com o que aprendi aqui, dá para fazer um excelente serviço”.

Vendedor de caminhões, o aluno Renato Ponte Barcelos, de 54 anos, está pensando em seguir a nova carreira. “Nunca trabalhei com isso. Agora, além de corrigir um monte de obras na minha casa, estou querendo trabalhar com isso. Já comecei a oferecer estes serviços para os meus clientes”, disse Renato, confidenciando que antes não sabia nem segurar uma colher de pedreiro. “Moro em Itaipuaçu há 25 anos, minha esposa viu o anúncio dos cursos nas redes sociais da prefeitura e eu vim fazer. Comecei como uma brincadeira e me interessei. O curso é muito bom, eu estou me achando”, finalizou.

Já estão sendo formadas novas turmas de Instalador de Sistema Drywall, Maçariqueiro e Auxiliar de Padaria e Confeitaria. As inscrições são gratuitas e feitas nos polos de Itaipuaçu (Avenida Carlos Mariguella, 160, lote 01, Quadra 14), Inoã (Rodovia Amaral Peixoto km 15) e Condado (Avenida Amaral Peixoto, lote A 11, KM 31,5), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Cada curso exige pré-requisitos diferentes de idade e escolaridade. Para realizar inscrição em uma das modalidades, é preciso apresentar cópias do documento de identidade com foto, CPF e do comprovante de residência, além de duas fotos 3×4 e original comprovante de escolaridade.