
Devido a grande adesão da população de Maricá na campanha de doação de sangue realizada no último mês de julho, na Casa Digital, no Centro, o Hemorio volta ao município no próximo dia 18/08 (sexta-feira), para mais uma ação que está sendo chamada de “Doar Sangue é Compartilhar Vida”. Dessa vez serão duas equipes que estarão a disposição dos doadores em dois pontos diferentes da cidade. Um dos pontos é em Itaipuaçu, no Centro de Educação Infantil de Maricá Valéria Passos (C.E.I.M Valéria Passos), que fica na Rua 8, s/n, esquina com a Rua 34. E, o outro ponto é na Escola Municipal Joana Benedicta Rangel (Centro). Ambos funcionaram no mesmo horário, das 10h às 15h.
“Queremos primeiramente agradecer a população de Maricá pelo sucesso que foi a primeira campanha. Foi um exemplo de cidadania ver tanta gente disponível, permanecendo na fila, para poder doar sangue”, afirmou o coordenador de Humanização da Secretaria de Saúde, Jessé Paz. “Foi justamente este sucesso que permitiu ao Hemorio disponibilizar mais duas equipes, uma em Itaipuaçu e outra no Centro, para que possamos fazer essa segunda campanha na cidade”, completou.
O coordenador adiantou ainda que devido a falta de disponibilidade de datas do Hemorio para vir a Maricá, o setor de Humanização, através da Secretária de Saúde, irá promover a “Caravana Solidaria”, que consiste em realizar uma pré-seleção de doadores em potencial e o transporte (ida e volta) desses doadores para o Hemorio e para suas respectivas casas. O intuito é que essa ação se torne um ciclo periódico de doação de sangue itinerante.
Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708). A doação de sangue é um ato de amor ao próximo. O Hemorio conta com o engajamento e a solidariedade da população de Maricá para manter os estoques abastecidos.