Padre Fábio apresentou músicas católicas, gospel e clássicos sertanejos no dia da padroeira - Foto: Fernando Silva

A festa de Nossa Senhora do Amparo deste ano entrou para a história do município e já deixa saudades. O ponto alto dos festejos pelo dia da padroeira de Maricá, comemorado na última terça-feira (15/08), foi o show com padre Fábio de Melo que encantou o público na Praça Orlando de Barros Pimentel, ao lado da Igreja Matriz, no Centro. Independentemente de religião, a multidão cantou e aplaudiu as canções, as reflexões e a sabedoria do pároco durante as quase duas horas de show.

“Minha saudação e meu respeito a Paroquia de Nossa Senhora do Amparo de Maricá. A festa está bonita, está organizada e a comunidade católica da cidade está de parabéns”, afirmou o prefeito Fabiano Horta. “A Prefeitura entende e percebe que essa festa é um grande símbolo para cidade e região e por isso nós assumimos o compromisso de resgatar a dimensão e a importância religiosa desse evento para a nossa cidade”, disse o prefeito.

“Todas as atrações que passaram por Maricá nos últimos dias foram pensadas e voltadas para a comunidade católica e para a padroeira da cidade”, afirmou o secretário de Turismo Robson Dutra. “Quando escolhemos o Padre Fabio para encerrar a festa de Nossa Senhora do Amparo levamos em conta a sua importância para a comunidade católica, além do seu repertório musical, que incluem canções cristãs, mas também tem sertanejo, MPB, todas falando de amor e respeito ao próximo”, explicou. “A Prefeitura está empenhada em resgatar todas as festas importantes de Maricá. E, assim como fizemos no Carnaval e nas festas caipiras, nós trabalhamos duro para fazer uma grande festa para a padroeira”, concluiu o secretário.

No repertório do Padre Fábio de Melo foram apresentados sucessos como “Tudo é do Pai”, “Chuva de Graça”, além de “Pareço um Menino”, “Eu só Quero um Xodó”, entre outros. Durante toda a apresentação projeções sacras, com imagens do Vaticano e de Nossa Senhora do Amparo eram exibidas nas paredes da Casa de Cultura e emocionou os fieis. “Eu estou adorando tudo aqui. Está muito lindo e organizado. É muito bom ver a Prefeitura investindo em educação, saúde, mas também em cultura e em festas tão importantes para Maricá. Nós católicos agradecemos”, afirmou Leila do Amaral, moradora do Parque Nanci, que no sábado (12/08), também esteve presente no show da dupla Victor & Léo.

As atividades em comemoração pelo dia da padroeira foram abertas às 6h com a alvorada seguida por três missas, às 7h30, 9h (com a presença de autoridades municipais) e 11h. Toda a programação foi realizada na Praça no Centro. Na parte da tarde teve a apresentação da Sociedade Musical Santo Antônio de Bacaxá e às 16h foi celebrada a Santa Missa dos Romeiros, que devido a chuva foi aconteceu dentro da Igreja Matriz, seguida da Procissão de Nossa Senhora do Amparo com participação da população pelas ruas do Centro.

“Quero aproveitar a oportunidade para agradecer o apoio da Prefeitura e a preocupação em resgatar os festejos que é tradição do povo de Maricá”, afirmou o Padre Ademar Pimenta. “Por isso na missa de hoje eu frisei o êxito que foi a nossa novena, onde cada dia nós trabalhamos um tema ligado a figura de Maria, e de que forma nós queremos resgatar isso. O valor da família, a dignidade, e principalmente a fé, seja para a nossa Igreja Católica ou seja para as demais denominações cristãs das quais nós também estamos tendo um bom diálogo, pois o mais importante é estar bem diante de Deus”, explicou. “Então que juntos possamos cada vez mais construir um mundo melhor, mais feliz e uma Maricá mais florida. Agradeço a todos que contribuíram de alguma forma para a realização da nossa festa”, finalizou o padre Ademar.

“A festa de Nossa Senhora do Amparo para nós da pasta de Assuntos Religiosos é muito gratificante, pois estamos realizando aqui um avivamento de uma festa familiar e de uma festa histórico-cultural do nosso município”, explicou o coordenador de Assuntos Religiosos, David Rezeno. “O que está acontecendo na festa da padroeira é apenas o início de uma parceria. Dia 26 de agosto nós teremos a “Marcha para Jesus”, sob o tema “Família”, na qual teremos uma unificação da igreja católica e evangélica e isso por si só já é motivo de muita alegria”, frisou David.