Mutirão de colheita de hortaliças sem agrotóxicos realizada no Manu Manuela - Foto: Jorge André

Os alunos e profissionais da educação do Caic Elomir Silva, em São José do Imbassaí, receberam, nesta quinta-feira (10/08), 13 caixas de hortaliças com alface crespa, lisa, couve e salsinha. Essa foi a segunda colheita de produtos agroecológicos, colhidos no mesmo dia, na Unidade Escola Agroecológica e Horta Pública Comunitária, no loteamento Manu Manoela. Participaram desse mutirão integrantes das secretarias de Economia Solidária, Educação, de Agricultura, Pecuária e Pesca, de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, além da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e os trabalhadores da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais de Assentamentos da Reforma Agrária (COOPERAR). A primeira produção e colheita de hortaliças foi direcionada para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal.

Segundo a diretora do CAIC Elomir Silva, Glaucia Cartaxo, essas hortaliças, além de incrementar ainda mais as refeições dos 560 alunos, irão passar a importância de uma alimentação saudável. “Elas fazem refeições variadas e agora nossos alunos irão comer hortaliças sem agrotóxicos”, disse a diretora.

O secretário de Economia Solidária, André Braga, que esteve na colheita e na entrega das hortaliças na escola, afirmou que o trabalho desenvolvido através da parceria entre prefeitura e a Cooperar traz benefícios além da alimentação. Segundo ele, além de poder atender as escolas, hospital e outros órgãos públicos, o projeto vai desenvolver a economia local rumo a construção de uma Soberania Alimentar em Maricá, através do despertar a população para uma alimentação saudável, orgânica. “Vamos fomentar esse desenvolvimento, que vai para além de oferecer verduras e hortaliças de qualidade para escolas, hospitais e creches. Vamos gerar renda e trabalho para as famílias maricaenses. Já que a horta é agroecológica, vamos desenvolver uma cultura do consumo consciente de alimentos sem agrotóxicos, com um comércio sem a figura do atravessador, que seja justo e solidário”, ressaltou.