Equipes trabalham na ampliação (construção de salas e banheiros) da sede do IFF, no bairro Pedreiras - Foto Raphael Costa

A Prefeitura, através da Secretaria de Obras, iniciou as obras de ampliação das escolas municipais que estão funcionando desde 2015 com sua capacidade ampliada através do uso de módulos habitacionais climatizados como sala de aula. Ao todo, 14 escolas serão beneficiadas, sendo que nove já tiveram as intervenções iniciadas. Serão 39 novas salas de aula, beneficiando em torno de 1.660 alunos. O investimento do município é de aproximadamente R$ 3,5 milhões. “As secretarias de Obras e de Educação desenvolveram juntos os projetos necessários para cada intervenção. Com isso faremos a retirada progressiva desses módulos”, explica o secretário Marcos Camara.

A relação de intervenções é longa e indica o investimento estratégico da Prefeitura na ampliação da capacidade das unidades. “Utilizando as áreas não edificadas das escolas foi possível ampliar a oferta de vagas. A obra é equivalente à construção de três novas escolas, com menor investimento”, acrescenta a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, lembrando ainda que as novas salas representam menor gasto com locação de módulos e economia de estrutura administrativa.

As escolas com obras já iniciadas são EM Jacinto Luiz Caetano, no Caju (quatro salas, dois banheiros e um depósito), as escolas municipalizadas de Guaratiba (duas salas de aula) e Professora Dilza de Sá Rego, em Jaconé (duas salas de aula) e São Bento da Lagoa (seis salas de aula, dois banheiros e um depósito. A unidade receberá 360 alunos que hoje estudam na E.M. Ataliba de Macedo Domingues, instalada em um imóvel alugado), CEIM Valeria Passos (seis salas de aula), EM Marquês de Maricá (duas salas de aula e um banheiro infantil). Em Inoã, serão beneficiadas as escolas municipalizadas Casa da Criança (duas salas de aula, vai atender mais 50 crianças em horário integral) e EM Inoã (duas salas de aula). O Centro de Educação Infantil Municipalizada Professor José Carlos de Almeida e Silva receberá seis novas salas de aula, dois banheiros e um depósito.

Além dessas intervenções, a Secretaria de Obras também realiza obras de ampliação na sede do Instituto Federal Fluminense, instalado no bairro das Pedreiras enquanto o campus de Ubatiba não fica pronto. No local serão construídas quatro salas de aula, dois banheiros e um depósito. Já no Cinema Publico Municipal Henfil, as obras de conclusão da segunda parte do complexo foram retomadas. O espaço destinado ao bistrô, à galeria de artes e à própria administração do espaço deverá ficar pronto até o fim do ano.