Equipes distribuíram informativos e esclareceram dúvidas sobre a transmissão da doença - Foto: Daniel Luiz

Nesta sexta-feira (28/07) é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Para marcar a data, a Secretaria de Saúde de Maricá promoveu uma ação prevenção e conscientização, na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro.

Em um estande, montado pela coordenação do programa municipal de IST, HIV e AIDS, foram oferecidos testes para detecção das hepatites B e C, vacinação para hepatite B e também foram distribuídos materiais como folders explicativos, preservativos masculinos e femininos, lixas de unha e palitos de unha. “Trabalho na área da Saúde, mas nós acabamos cuidando dos outros e esquecendo de nós mesmos. Fiz os testes de hepatite, pela última vez, há quase dois anos. Quando vi que estavam fazendo aqui, resolvi colocar logo em dia”, contou a técnica em enfermagem Luana Conceição, de 29 anos.

A hepatite é uma doença que provoca inflamação no fígado. Pode ser causada por vírus e pelo abuso de medicamentos, álcool e outras drogas. A transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado ou sexo sem proteção

A coordenadora do programa, Cláudia dos Santos Rodrigues, ressaltou que as hepatites B e C podem ficar silenciosas durante anos. Por isso, segundo ela, é importante que a população faça a testagem rápida. “A doença ataca o fígado e, às vezes, a pessoa não tem sintoma nenhum. Em muitos casos, quando o indivíduo passa a sentir alguma coisa, é porque a situação já está um pouco agravada. Dessa forma, estamos oferecendo o diagnóstico precoce, para que a população possa descobrir e tratar o quanto antes”, explicou.

Cláudia informou ainda, que esses exames são ofertados rotineiramente no setor de testagem do Hospital Conde Modesto Leal. “Hoje, mais de 90% das pessoas que se tratam no município de Maricá estão obtendo a cura. O atendimento no hospital é 24h e não precisa ter encaminhamento médico, basta chegar portando documento de identificação e pedir que se façam os testes sífilis, HIV, hepatite B e C”, disse, salientando que a partir do diagnóstico, é possível evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças com o tratamento realizado no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que fica na Rua Jovino Duarte de Oliveira lote 1, casa 2, em Araçatiba.

Como evitar as hepatites:

  • Usar preservativo em todas as relações sexuais;
  • Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings;
  • Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure;
  • Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas;
  • Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, como o crack.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here