Cinema Público Municipal Henfil recebe festival de teatro até dia 30/07 - Foto: Divulgação

Palco do “39º Festival Estadual de Teatro da Fetaerj – Prêmio Paschoalino 2017”, a cidade de Maricá está se tornando referência em ações de incentivo às artes na avaliação dos diretores teatrais que vieram participar da iniciativa. Responsável também pelo projeto “Maricá em Cena”, o município conta hoje com uma programação que inclui cerca de 150 espetáculos variados até o mês de dezembro, e todas as atividades são gratuitas.

O festival, assim como o projeto, é uma iniciativa da Prefeitura através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (Fetaerj). “Há muitos anos que eu não vejo, por parte do poder público, o que está sendo feito em Maricá com relação a cultura. O que está acontecendo aqui é vanguarda, é uma parceria sensacional. Uma prefeitura investir em cultura como se tem investido aqui, é uma iniciativa única”, ressaltou Renato Neves, diretor da Cia Os Ciclomáticos e da Comunidade Teatral Independente (CTI), ambas de Irajá.

Há 21 anos na estrada com Renato, o também diretor Ribamar Ribeiro falou sobre a função social das artes cênicas. “É fundamental entender a cultura como algo interligado à outras áreas. A partir do momento em que as pessoas percebem o teatro como linguagem, elas entendem que ele pode ser utilizado como ferramenta de educação, de comunicação de massa e de difusão de ideias. O governo de Maricá tem tido essa preocupação”, comentou Ribamar.

Para Sidney Carneiro, diretor da Troupe do Covil Imaginário, de Petrópolis, o encontro de artistas é fundamental para a cidade e para os profissionais. “Este festival existe há 40 anos, e ele sempre contribui para o crescimento do local onde é realizado. Além de nos apresentar, nós nos reunimos diariamente para debater as peças. Sempre damos sugestões, fazemos comentários e criticas construtivas. Então, este festival é muito bom, porque ensinamos, aprendemos e trocamos”, explicou Sidney.

Diretor da Cia Atores do Carmo (que veio para o festival em um ônibus fretado custeado por moradores do município do Carmo, no Rio de Janeiro), Alessandro Curty fez questão de destacar o potencial turístico de ações como esta. “O incentivo e a parceria com este tipo de festival é primordial e imprescindível para cidade que o está recebendo. Quando uma prefeitura valoriza a arte, ela acaba atraindo o público para a sua cidade e desta forma, faz em paralelo um trabalho de turismo”, lembrou Alessandro, dizendo ainda que a cultura não pode ser vista apenas como entretenimento. “Maricá está de parabéns pela iniciativa, vendo a cultura como um trabalho sério e que agrega conhecimento a todos os setores. O que se vive aqui é muito diferente do que eu estou vivendo dentro da minha cidade, onde nós não temos apoio nenhum. A cultura é somente um entretenimento nos momentos em que recebemos autoridades”, finalizou.

Confira abaixo a programação completa do 39º Festival Estadual de Teatro da Fetaerj:

26 de Julho – Quarta-feira

11h – Morte e Vida Severina – Djota Teatro e Artes – Maricá/RJ – Local: Cine Henfil

Sinopse:

Morte e Vida Severina conta a história de retirantes nordestinos que deixam o sertão por causa da seca e migram para o litoral. A saga desses retirantes, em busca de condições melhores de vida, é acompanhada de perto pelo Carcará, a “Águia do Cerrado”, que representa tanto a morte, quanto a força do homem que retira, na sua busca diuturna pela sobrevivência. Em sua viagem Severino se depara com situações de morte, de desespero, de miséria e fome. Há também uma crítica indireta ao descaso dos governantes quanto a esta situação, vivida por tantos outros nordestinos. Como se trata de um auto de Natal, a peça termina trazendo a esperança de uma nova vida, mesmo que franzina, mesmo sendo uma vida Severina.

Ficha técnica:

Realização: Grupo do céu

Produção:  Duda de Marco

Texto: Livre adaptação de Bruno Marçal para texto de João Cabral de Melo Neto

Direção: Bruno Marçal

Classificação: 10 anos

 

16h – Circo Mimos – MIMO Brasil – Rio de Janeiro/RJ – Local: Cine Henfil (Espaço Externo)

21h – INQUÉRITO 5736 – Apenas uma parte da verdade – Cia de Segunda – Nova Iguaçu/RJ Local: Cine Henfil

Sinopse:

A peça trata fundamentalmente do direito que o ser humano tem de expressar suas ideias com liberdade. A montagem não se concentra na questão do cerceamento ideológico apenas no contexto religioso, ou em um período específico. Branca Dias é acusada de heresia pela Santa Inquisição, mas poderia ser acusada de subversão por qualquer regime ditatorial. Em “Inquérito 5736 – Apenas uma parte da verdade” a personagem principal é torturada e julgada juntamente com seu pai e noivo.

Ficha Técnica:

Texto: Dias Gomes. Livre adaptação: Cia De Segunda – NOSBA

Direção, sonoplastia e cenografia: Anderson Dias

Duração: 50 minutos

Classificação: 14 anos

27 de Julho – Quinta-feira

16h – “Dragon: O Mundo Maravilhoso da Mágica” – Maricá /RJ Mostra FETAERJ na Comunidade Praça Central – Bambuí

21h – Vida de Boneca – Mimos Brasil – Rio de Janeiro/RJ – Local: Cine Henfil

Sinopse:

A história é de Margarida, uma moderna Medeia, que traída pela vida, mata seu marido, os 5 filhos e por fim põe curso à própria vida. A narrativa é confusa (não por parte do autor, mas por ser a narrativa da personagem) como deve ser confusa a mente de alguém que acabou de tomar veneno; ou como deve ser confusa a mente de alguém que está trancada em um sala e sofre de síndrome do pânico; ou como deve ser confusa a mente de alguém que fantasiosamente (ou não?) se julga uma boneca, e mistura em si mãe e filha ao mesmo tempo.

Ficha Técnica

Texto: Paulo Marcos de Carvalho

Direção e Preparação Corporal: Josué Soares

Duração: 50 minutos

Classificação: 12 anos

28 de Julho – Sexta-feira

11h – Omi – Do leito ao mar – Ávida Cia de Teatro – Niterói/RJ – Local: Cine Henfil

Sinopse:

Narrar é viver. Ao narrar uma história, um resgate do que é contado e construído, e a palavra conduz quem conta e quem ouve a um diálogo e encontro com a trama e as personagens. É desse resgate que surge Omi – do leito ao mar, espetáculo infantil que tem como grande objetivo apresentar os mitos do povo iorubá para as crianças.

Ficha Técnica

Direção: Gabriel Mendes

Texto: Gabriel Mendes

Duração: 60 minutos

Classificação: livre

14h – “A Farra do Boi Bumbá” – Os Ciclomáticos Cia de Teatro Mostra FETAERJ na Comunidade Minha Casa Minha Vida Itaipuaçu

Sinopse:

Com autoria e direção de Ribamar Ribeiro, a história se desenvolve em torno de um rico fazendeiro que tem um boi muito bonito. Pai Chico, trabalhador da fazenda, para satisfazer a sua mulher Catirina, que está grávida e sente desejo de comer a língua do boi. O Pai Chico traz a língua do boi e a confusão está formada. E além da história do boi, a trama também traz pequenos contos do folclorista Câmara Cascudo.

Ficha Técnica

Direção geral e autoria: Ribamar Ribeiro

Duração: 50 minutos

Classificação: Livre

Gênero: Comédia Musical Brasileira

16h – “A Farra do Boi Bumbá” – Os Ciclomáticos Cia de Teatro Mostra FETAERJ na Comunidade Minha Casa Minha Vida Inoã

Sinopse:

Com autoria e direção de Ribamar Ribeiro, a história se desenvolve em torno de um rico fazendeiro que tem um boi muito bonito. Pai Chico, trabalhador da fazenda, para satisfazer a sua mulher Catirina, que está grávida e sente desejo de comer a língua do boi. O Pai Chico traz a língua do boi e a confusão está formada. E além da história do boi, a trama também traz pequenos contos do folclorista Câmara Cascudo.

Ficha Técnica

Direção geral e autoria: Ribamar Ribeiro

Duração: 50 minutos

Classificação: Livre

Gênero: Comédia Musical Brasileira

21h – “Felicidade” – Guapoz – Rio de Janeiro/RJ – Local: Cine Henfil

Sinopse:

Em um mundo contemporâneo, o bando de ocupação sentimental formado por moradores de rua, invade um espaço e toma conta de todos os cantos. Alegres, tristes, fortes e fracos, eles acabam trazendo diversos questionamentos a todos a sua volta e refletem sobre o que é a felicidade para cada um.

Ficha Técnica

Texto e Direção: Fernando Dias e Sarah Christina Carvalho

Duração: 55 minutos

Classificação: 12 anos

29 de Julho – Sábado

11h – “Dragon: O Mundo Maravilhoso da Mágica” – Maricá /RJ Mostra FETAERJ na Comunidade EM. Antônio Lopes – Itapeba.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here