A reunião uniu várias secretarias em torno do levantamento de áreas

A Prefeitura de Maricá quer intensificar as ações de regularização urbanística e fundiária em diversas áreas da cidade que sofreram com exploração imobiliária. Uma reunião nesta segunda-feira (24/07) na sede da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), no Aeródromo Municipal, apresentou as diretrizes de como o trabalho será conduzido, como a identificação dessas áreas e reuniões de esclarecimento nas comunidades. As primeiras já acontecem no próximo sábado (29/07) em Pindobas (na Estrada do Camburi, às 10h30) e em São José de Imbassaí (no posto de saúde da Estrada da Cachoeira, às 14h).

Junto com a Codemar, as secretarias de Habitação e Assentamentos Humanos e de Proteção e Defesa Civil vão protagonizar as ações, que vão mobilizar também outros setores do governo. Entre as diretrizes estão a fiscalização, a ocupação de áreas públicas com aparelhos e projetos voltados para a comunidade e também programas educacionais. De acordo com a secretária de Habitação, Rita Rocha, esta ações serão voltadas para locais com ocupações irregulares já consolidadas. “Estamos estudando e mapeando outras áreas com esse problema que terão nosso foco no futuro. Em geral, são áreas públicas invadidas onde surgem construções”, apontou ela.

Durante o encontro, o presidente da Codemar, José Orlando Dias, disse ter ficado impressionado com a quantidade de ocupações em Maricá através de usucapião, quando o ocupante pede a legalização do terreno após anos de uso irregular. “Não temos números precisos, mas é uma quantidade assustadora e que se acumulou ao longo dos anos. Da nossa parte, o objetivo é cuidar para que esses locais não sejam invadidos, como fizemos com a Unidade Agroecológica de Manu Manuela”, exemplificou.