A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá participou, no último dia 19/07, da reunião de Reavaliação de Metodologias para Riscos de Movimentos de Massa, que foi realizada no Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, na Cidade Nova. Os representantes de Maricá foram selecionados pelo estado para integrarem a equipe de apoio técnico responsável por auxiliar a adequação e os ajustes nas metodologias para riscos de movimentos de massa, considerando as peculiaridades de cada instituição afeta ao tema e a expertise do Departamento de Recursos Minerais (DRM).
A Defesa Civil foi representada pelo gerente operacional, capitão Wellington Silva, e estiveram presentes as defesas civis também de Petrópolis, Nova Friburgo, Mesquita, Niterói, São Gonçalo, Angra dos Reis, Duque de Caxias, São João de Meriti, Tanguá, Teresópolis, Nova Iguaçu, Rio Bonito, Silva Jardim e Rio de Janeiro, além de Representantes do Serviço Geológico do Brasil, da Agência Internacional de Cooperação Japonesa (JICA), do Centro Nacional de Monitoramento de Alerta de Desastres Naturais, do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. “É vital para o nosso município participar desses eventos, a gestão de risco é o fator preponderante para que se possa mitigar os desastres que são característicos em nossa região”, assinala Wellington Silva.