A quadra da escola em Cordeirinho recebeu um bom número de moradores

O distrito de Ponta Negra recebeu no último sábado (22/07), o terceiro evento preparatório da 6ª Conferência da Cidade, marcado para agosto. A penúltima Pré-Conferência da Cidade foi realizada na quadra da Escola Municipal Lúcio Thomé Feteira, em Cordeirinho, e abordou assuntos como Saneamento, Sustentabilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e principalmente Mobilidade Urbana – tema da palestrante convidada, a doutora em Arquitetura e Urbanismo Verena Andreatta. Na mesa diretora também estavam o secretário de Urbanismo, Adyr Motta; a secretária de Habitação Rita Rocha; o coordenador de Saneamento, Irinaldo Silva; o assessor Jurídico, André Castro e o subsecretário de Urbanismo, Sandro Caldas.

“No geral a maioria das soluções para a melhoria da mobilidade urbana são simples”, afirmou Verena Andreatta. “As cidades devem ser pensadas para o caminhar. É preciso pensar nos pedestres, na acessibilidade de pessoas com deficiência física permanente ou temporária e para isso é importante investir em calçadas, faixas de seguranças e rampas, por exemplo ”, explicou. “Acessibilidade é o grande pensamento do século XXI quando falamos de Mobilidade Urbana. É preciso entender a diferença entre transporte e mobilidade e por isso neste contexto urbano o ideal são os bairros segregados. Nem só comercio, nem só escola, nem só postos de saúde. O ideal é mesclar todos os usos. Uma cidade ativa e dinâmica, e aquela que em 10 minutos andando por ela você encontra todas as atividades essenciais para sobreviver”, finalizou.

Na sequência a secretária de Habitação, Rita Rocha, falou sobre o que foi feito na cidade desde a última Conferência, em 2013, dando ênfase ao importante combate no déficit habitacional quantitativo com a construção de dois residenciais do programa  Minha casa Minha Vida, que segundo ela, mudaram a história habitacional de Maricá. Ainda segundo Rita Rocha, assim como nos demais municípios do Brasil que receberam este tipo de investimento, após zerar o déficit habitacional, o número voltou a crescer. “Precisamos entender que estamos em um município metropolitano que recebe gente do Rio, São Gonçalo, Niterói e que nosso município, já há algum tempo, deixou de ser veranista” afirmou Rita. “Maricá cresceu muito, a Prefeitura tem consciência dessa realidade e nas politicas setoriais, como Educação, Saúde, Habitação e Urbanismo nós vamos trabalhar muito para enfrentar essas questões”, garantiu a secretária.

O coordenador de Saneamento, Irinaldo Silva, falou sobre as ações para melhorar o saneamento do município e destacou a importância da retomada na construção do emissário submarino de Maricá, que promete ser o maior do Brasil. “Infelizmente a Cedae não realiza o trabalho que deveria, sendo assim, acelerar as obras do emissário submarino é fundamental para que possamos despoluir nossas lagoas e melhorar como um todo o saneamento de Maricá”, afirmou Irinaldo. “Enquanto isso não acontece a Prefeitura vem estudando e buscando alternativas”, afirmou o coordenador.

O secretário de Urbanismo, Adyr Motta, também chamou a mesa o coordenador do projeto de construção do futuro Terminal Ponta Negra, o porto de Jaconé, Mauro Scafuzca. O representante da empresa DTA Engenharia, dona do projeto, falou sobre a importância do porto para a cidade e esclareceu dúvidas do público sobre o investimento, que deve gerar em torno de 12 mil empregos diretos e indiretos na cidade. Na sequência, a plateia teve a oportunidade de fazer perguntas aos participantes a partir de um formulário preenchido previamente e através de microfones disponibilizados pela organização do evento. Entre os assuntos abordados estavam transportes, espaços públicos, saneamento, meio ambiente, acessibilidade entre outros.  Adyr Motta aproveitou a presença do secretário Geral e de Governo, Renato Machado, e o convidou para responder ao público alguns dos questionamentos e para falar das diversas ações que o governo já vem realizado na cidade.

“Maricá é entendida no país hoje como a cidade da vez”, frisou Renato Machado. “Existe uma vontade política de se potencializar os interesses públicos nessa região. Maricá tem que ter o Porto em Jaconé, mas também precisa ter indústria, segurança, saúde entre outras prioridades”, afirmou o secretário. “Saibam que é uma prioridade do governo dobrar o efetivo de policiais nas ruas e já estamos colocando isso em prática. Também é prioridade do governo um mapeamento identificando todos os terrenos públicos que foram invadidos na cidade e que podem ser potencializados para se tornarem investimentos privados”, acrescentou. “E, em breve, Maricá terá um concurso público e a prioridade deste concurso será multiplicar o número de fiscais de trânsito, de urbanismo e de segurança para que Maricá se sinta protegida. Queremos sempre fazer o melhor para Maricá”, finalizou Renato Machado.

O secretario Adir Motta agradeceu a presença e participação do público e lembrou que para ser candidato a delegado da 6º Conferencia da Cidade, no mês de agosto é imprescindível participar de ao menos uma das quatro Pré-Conferências. A próxima Pré-Conferência acontece no neste sábado (29/07), no Colégio Pinheiro Giannattasio, em Itaipuaçu. A 6ª Conferência da Cidade está marcada para os dias 4, 5 e 6 de agosto na C.E.M. Joana Benedicta Rangel, no Centro.