Representantes de varias secretarias discutiram temas de vigilância em Saúde

Entre os dias 26 e 27 de agosto, Maricá vai sediar a Conferência Regional de Vigilância em Saúde. Ao todo, sete municípios estarão reunidos na cidade para discutir os trabalhos, as propostas e a forma de financiamento que o Ministério da Saúde pretende adotar em relação às vigilâncias: ambiental, sanitária, epidemiológica e saúde do trabalhador.

Em preparação para o evento, agentes maricaenses e representantes da sociedade civil participaram, nesta quinta-feira (20/07), de uma roda de conversa no CIEP Professora Maria do Amparo Rangel e Souza, no Centro. “O que fizemos foi juntar todos os atores destas ações, e com isso estamos levando diretrizes que serão colocadas na Conferência Regional. Abordamos questões que são exclusivamente nossas e questões regionais, como a construção de um Centro de Zoonoses, através de um rateio entre os municípios”, destacou secretária de Saúde, Simone Costa.

Outra ideia colocada no encontro foi a da regionalização dos atendimentos. “A ideia é separar o município em regiões, para facilitar a coleta de dados que irão fomentar atendimentos realizados pelas secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Obras”, explicou Simone, contando ainda que pretende atrair acadêmicos com a iniciativa. “Com este projeto, poderemos entrar em contato com universidades e trabalhar isto em prol da população. Vamos mostrar o nosso trabalho, a regionalização, o que estamos colhendo de informações, e em cima destes dados, começar a trabalhar para a qualidade no atendimento”, disse.

Participantes da roda de conversa, como a sanitarista Simone Hallison, que trabalha na Vigilância de Saúde do Trabalhador do município, falaram sobre a importância da reunião e fizeram propostas que serão levadas para a Conferência. “Precisamos criar um Observatório de Saúde, unir um grupo para discutir questões e observar a Saúde de Maricá de perto. Nós temos um corpo técnico muito bem formado, precisamos nos organizar para observar melhor as necessidades das pessoas da nossa cidade”, analisou Simone.

De acordo com a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Kelly Baquero, esta é uma oportunidade única para o setor. “Estamos vivendo um momento ímpar. Esta é a primeira vez na história, desde de que foi criado o SUS, que se tem uma Conferência das Vigilâncias. Finalmente teremos a oportunidade de questionar as propostas que o Ministério da Saúde traz para nós”, contou Kelly, ressaltando que as ações também servem para aproximar a sociedade . “Estas discussões fazem com que as pessoas entendam que vigilância não é só vigilância sanitária, e que a vigilância não é só o poder de polícia para fechar um estabelecimento, tem muitas outras coisas. Todas as ações de saúde nascem a partir dos indicadores que as vigilâncias geram”, finalizou.