Imagem da A peça Avesso foi uma releitura de três obras conhecidas de Shakespeare
A peça Avesso foi uma releitura de três obras conhecidas de Shakespeare

O espetáculo “Avesso”, uma compilação de obras clássicas do escritor britânico William Shakespeare, lotou a sala do Cinema Público Municipal Henfil, Centro, em duas sessões realizadas no último fim de semana (08/07 e 09/07). A montagem é uma releitura contemporânea de textos consagrados do dramaturgo, como Romeu e Julieta, Macbeth e Hamlet.

De acordo com o diretor, Ribamar Ribeiro, o objetivo em desconstruir três textos tradicionais do teatro dando a eles um novo olhar é atrair para a apresentação um público mais jovem e que possivelmente desconhece essas obras. “Geralmente as companhias fazem muito a montagem clássica desses textos”, afirmou o diretor. “A nossa traz uma pegada um pouco mais rock´n roll, então quem estiver aqui hoje vai ver ouvir um rock muito forte dentro da trilha sonora que compõe o espetáculo, como The Smiths, Janis Joplin entre outros”, completou. “É uma mistura bem eclética, justamente, para que o público jovem possa se identificar com essa montagem”, explicou Ribeiro.

No palco as três construções se completam e prendem a atenção da plateia. O primeiro texto a ser apresentado é Romeu e Julieta. Praticamente sem fala, a tragédia romântica que já faz parte do imaginário popular é encenada através da dança e da expressão corporal dos atores. Na sequência vem Macbeth, que traz na sua construção uma linha mais cinematográfica. São cenas quebradas que tornam o longo texto de Shakespeare mais veloz e oferece ao público um clima de suspense. O último texto é o Hamlet que mescla a obra original de Shakespeare e a adaptação feita, pelo também dramaturgo, Heiner Muller. O resultado é um Hamlet mais atual, com personagens mais políticos, mais debochados e mais cínicos que flertam entre a tragédia e a comedia.

“Muito bom! É ótimo para nós, estudantes, aprendermos textos tão sérios e importantes, porém de uma forma tão divertida, principalmente se comparamos com o aprendizado feito em sala de aula”, afirmou a estudante Julia Pontes, de 16 anos, moradora de São José do Imbassaí. “Essa iniciativa da Prefeitura está mais que aprovada”, frisou Juliana. As amigas de Niterói, Geisa Gomes e Michele Mesquita, que estavam na cidade para curtir o Arraiá de Maricá, souberam da peça e logo garantiram seus lugares. “Fiquei curiosa quando soube do espetáculo. Maricá está de parabéns! Sai do forró na praça e agora estou aqui no teatro”, afirmou Geisa.

Iniciativa da Prefeitura de Maricá, através da pasta de Cultura, em parceria com a Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (Fetaerj), o evento faz parte do projeto “Maricá em Cena”. E, apresentará, sempre aos sábados e domingos, um espetáculo diferente até dezembro de 2017. Nos próximos dias 15/07 e 16/07 o Cine Henfil receberá a comédia musical “Antes que o galo cante”, indicada para crianças a partir de 5 anos. Na peça, a borboleta poeta narra uma história de amor quase impossível entre uma gata e um sabiá. O Cinema Público Henfil fica na Rua Domício da Gama esquina com Alferes Gomes, Centro.

Imagens do O público aplaudiu de pé a apresentação de Avesso, com obras de Shakespeare
O público aplaudiu de pé a apresentação de Avesso, com obras de Shakespeare