O auditório do Cinema Henfil recebeu a 1ª Imagem da Pré-Conferência da Cidade
O auditório do Cinema Henfil recebeu a 1ª Pré-Conferência da Cidade

Realizada no último sábado (08/07), no Cinema Público Municipal Henfil (Centro), a 1ª Pré-Conferência da Cidade de Maricá levou um bom público ao local, interessado na análise do que foi feito até o momento no município e na discussão das prioridades e dificuldades da região. O encontro contou com a participação de representantes da sociedade civil, além de autoridades e gestores públicos. Na mesa estavam o secretário de Urbanismo, Adyr Motta Filho, o subsecretário de Urbanismo Sandro Caldas, o secretário de Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Petróleo, Alan Novaes, e o assessor jurídico André Hacl Castro.

Saneamento, Sustentabilidade Urbana, Mobilidade e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda foram alguns dos temas abordados. O secretário de Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Petróleo, Alan Novaes, fez uma apresentação do quadro geral da cidade. “Maricá precisa ser analisada a partir de 2008, quando deixou de ser cidade-dormitório e deu início a um crescimento evolutivo por conta da preocupação em gerar emprego e renda. Estamos crescendo a cada dia”, explicou.

O secretário listou algumas estratégias aplicadas pela cidade para acompanhar esse desenvolvimento acelerado. Entre elas uma política de captação de inovação tecnológica e universitária, a revisão do Plano Diretor, das leis de uso do solo e do código tributário, a criação de uma política de ambiente de negócios e a estruturação de uma política de criação de polos industriais e tecnológicos. “Estas questões precisam ser construídas e implantadas, mas há necessidades para o momento como a criação de um Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, a promoção de cursos para os empreendedores em parceria com o Sebrae, a realização da 1ª feira de negócios de Maricá para as empresas se apresentarem, a criação do estatuto de micro e pequena empresa e a criação do Sistema Integrado (SIM), com todos os serviços de contribuintes e empresários. Maricá precisa conhecer Maricá”, finalizou Alan Novaes.

Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Adyr Mota Filho, falou sobre mobilidade, geração de empregos e renda na cidade. “Vamos ter muita coisa boa como emprego. Atualmente só 11% das pessoas que moram em Maricá e estão aptas a trabalhar tem carteira assinada na cidade. A maioria trabalha em cidades vizinhas. Essa realidade vai mudar com as oportunidades que estão chegando”, declarou. “Daqui para a frente, faremos reuniões quase que mensais escutando e identificando os problemas de cada região para elaborar um projeto que vai ser sustentável no futuro. A gente tem que pensar uma forma de fazer com que daqui a 30, 40 anos, a cidade possa se sustentar sem os royalties do petróleo”, completou.

Assessor jurídico, André Hacl ressaltou a importância da participação dos moradores. “Essas medidas vão ser feitas por vocês e pelo governo, então vocês precisam se interessar e entender o que está sendo dito para construir uma Maricá melhor”. Outras três pré-conferências serão realizadas por distrito, também aos sábados, sendo a próxima no dia 15/07, na EM Darcy Ribeiro (Inoã).

Imagem da O auditório do Cinema Henfil recebeu a 1ª Pré-Conferência da Cidade
O auditório do Cinema Henfil recebeu a 1ª Pré-Conferência da Cidade