A Secretaria de Saúde de Maricá, através da Coordenadoria de Humanização, convoca a sociedade civil maricaense para o evento “Doe Sangue, Salve Vidas”, que acontecerá na Praça Orlando de Barros Pimentel, no próximo dia 15 de julho, das 10h às 15h.

Devido às baixas condições climáticas, férias escolares e feriados de São João, esta época do ano é um período que gera redução nos bancos de sangue. Os doadores tendem a interromper as doações, afetando os estoques em todo o país. O objetivo da campanha é fortalecer a continuidade das doações.

Podem participar da iniciativa, que tem apoio do Hemorio, pessoas entre 16 e 69 anos. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 kg e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto. Mais informações pelo Disque Sangue: 0800-282-0708.

Esclarecendo mitos:

  • Quem doa não corre risco de contaminação, o material é descartável;
  • Não se deve estar em jejum para doar sangue;
  • Doar sangue não vicia;
  • Doar sangue não engorda e não emagrece;
  • Quem doa sangue uma vez, não é obrigado a doar sempre.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here