Objetivo é capacitar 100 profissionais da cidade na detecção precoce do câncer infantil - Foto: Fernando Silva

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Desiderata, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) e a Secretaria Estadual de Saúde trouxe o curso “Unidos Pela Cura” para o município. O objetivo é capacitar 100 profissionais da cidade na detecção precoce do câncer infantil.

Apesar do índice de casos registrados ser baixo na região, a ideia é poder ampliar a visão do profissional da saúde, principalmente da atenção básica e da área familiar, para que ele tenha um olhar diferenciado quando uma criança chegar no atendimento.

A capacitação foi dividida em três turmas, e duas delas estão sendo finalizadas nesta quinta-feira (06/07). “O grupo participante está bem diversificado, contamos com médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, reguladores, assistentes sociais, entre outros. Tentamos pegar a maior gama de profissionais possível, para que tenhamos um fluxo bem estabelecido na rede municipal”, explicou o coordenador do Programa de Educação em Saúde da subsecretaria de Atenção Básica do município, Gilson Luiz de Andrade.

Aluna do “Unidos Pela Cura” e médica do PSF São José I, Priscila de Miranda Freitas ressaltou a importância da iniciativa. “Este curso é muito bom para nós, da atenção primária, porque o câncer, principalmente o infanto juvenil, acaba sendo um assunto um pouco distante do nosso dia a dia”, afirmou.

Gerente da área de saúde do Instituto Desiderata, Laurenice Pires falou sobre a organização e sobre suas ações. “O Desiderata é uma organização sem fins lucrativos, que trabalha desde 2003 com o objetivo de melhorar a política de atenção ao câncer infantil. Desenvolvemos ações voltadas para o diagnóstico precoce do câncer infantil, e a capacitação faz parte desta estratégia”, contou.

Desde 2015, a capacitação que antes acontecia somente no Rio de Janeiro, passou a acontecer também em outros municípios do estado. Este ano, vieram pela primeira vez para Maricá. “Está sendo uma experiência bem interessante, porque nós estamos recebendo um retorno muito positivo dos profissionais de saúde com relação aos temas. O objetivo é sensibilizar os profissionais para o diagnóstico precoce do câncer infantil, é lembrar aos profissionais que criança pode ter câncer e que câncer tem cura”, disse Laurenice.

Em setembro (18/09 a 20/09) será realizado o 4º Fórum de Oncologia Pediátrica, no Centro de Convenções Bolsa de Valores (Centro do Rio), onde o objetivo é discutir como está a situação do tratamento no estado e propor melhorias. “O fórum produz uma carta de recomendações que entregamos para o Ministro da Saúde e para os secretários estaduais e municipais. Todos profissionais da área estão convidados a participar e somar nesta luta”, finalizou a gerente.