Espetáculo, que conta a história do profeta Gentileza, foi apresentado no Cinema Henfil - Foto: Fernando Silva

O projeto Maricá em Cena, que até o mês de dezembro apresentará diferentes peças teatrais em todos os finais de semana no Cinema Público Henfil, encantou o público neste sábado e domingo (01 e 02/07) com o espetáculo “Gentileza”. A montagem, com direção de Josué Teixeira, narra a vida do profeta José Datrino e aborda seus pensamentos de paz, gentileza, solidariedade e amor. Interpretadas por um quarteto de mambembes, as cenas contam com muita música, canto, mímicas, bom humor e reflexões sobre o cotidiano. “Já assisti a muitos espetáculos aqui no Henfil, todos eles são sempre de muita qualidade e passam mensagens importantes para o dia a dia. Peças assim nos trazem sempre reflexões sobre questões como respeito ao próximo e tolerância, que são importantes para nossa cidade e para a sociedade como um todo”, afirmou a espectadora Martha de Menezes.

Para Paulo Marques, que também acompanhou de perto o show interativo, a mensagem passada pelos atores Dalus Gonçalves, Rogério Brum, Flávio Lázaro e Josué Teixeira, precisa ser compartilhada. “Eles brincaram com a platéia, nos fizeram participar e apresentaram um texto magnífico. O que está faltando nas pessoas ultimamente é exatamente isso, um pouco de empatia e gentileza”, disse Paulo.

Agradecido pela receptividade do público, o ator Dalus Gonçalves falou sobre a importância do projeto. “Temos que pensar em construir um mundo sadio e com menos violência para nossas crianças. O mundo aí fora está muito transformado, mas se cada um de nós fizer o que esse espetáculo está propondo, cultivando a gentileza no coração e a espalhando, conseguiremos fazer dele um lugar melhor”, completou.

José Datrino, o profeta Gentileza, era uma figura conhecida no Rio. Sempre de roupas brancas, vagava pela cidade nos anos 70 e 80 carregando estandartes com dizeres pregando a paz e a concórdia, que também aplicava em muros, com desenhos próprios e estilo inconfundível. Tombados pelo patrimônio municipal, seus principais painéis ainda podem ser vistos por quem trafega pela Zona Portuária, em uma sequência pintada nas pilastras do elevado de acesso à Ponte Rio-Niterói.

No próximo fim de semana (08 e 09/07), é a vez do espetáculo “Avesso”. Com direção de Renato Neves e Ribamar Ribeiro, a montagem apresenta três releituras de textos de William Shakespeare, a partir de diversas obras que mostraram outras visões do original. A peça, com entrada franca, começa às 19h e a classificação é de 16 anos.